Se você foi a um supermercado recentemente, deve ter observado panetones e decorações de Natal sendo montadas nas lojas.

Geralmente, as decorações natalinas começam a aparecer em outubro. Pode parecer um tanto precoce para o espírito natalino, mas a estratégia tenta tirar proveito de um fato que é inegável: pessoas gostam e procuram gastar mais no final do ano.

Com ou sem crise econômica, todos ficam mais propensos a gastar um dinheiro a mais durante o Natal e o Ano-Novo. Justamente por isso, você deve começar a criar as ações de marketing que irão promover sua marca para esse imenso público.

Marketing criativo

Em um mundo cada vez mais conectado e tecnológico, onde a informação chega a todo mundo, ações de marketing criativas são cada vez mais necessárias para destacar a sua marca.

Pensar estratégias de marketing voltadas apenas para o digital não é recomendável, pois isso limita o alcance de suas ações.

Em um país como o Brasil, uma boa parcela da população ainda não dispõe de acesso a meios eletrônicos. Há também pessoas de maior idade, que, mesmo possuindo acesso à internet, não a acessa com a mesma frequência que os mais jovens.

Para este e para outros casos, o marketing impresso ainda é uma boa solução para atingir em cheio estes clientes em potencial.

Calendário Wire-O Bloco de Notas com Capa Dura Papel Bandeja e Jogo Americano para ações de fim de ano

Vantagens do marketing impresso

Uma grande vantagem do material impresso é justamente ser uma mídia física com a qual as pessoas têm um contato maior.

Um anúncio em uma rede social às vezes irrita o consumidor e se perde em meio a todas as outras informações que chegam.

O material impresso pode se tornar uma presença prolongada no convívio da pessoa.

Pense, por exemplo, em um calendário com wire-o onde cada mês tem uma paisagem bonita, um desenho engraçado ou uma mensagem interessante acompanhada de uma sutil exposição de sua marca.

É garantia de sua marca estar presente em uma casa ou escritório durante o ano que se aproxima inteiro.

Um bloco de anotações com suas informações de contato estará sempre à mão de um potencial cliente.

A confecção de um jogo americano especial (conhecido também como papel bandeja) fará com que sua marca faça parte de todas as refeições da família.

Esses são alguns exemplos de materiais impressos que, além de fazer sua propaganda, ainda proporcionarão uma boa impressão de seu trabalho nos consumidores.

Afinal, seja ele simples ou não, todos adoram ser lembrados e ganhar um presente, não é mesmo?

As festas de fim de ano são ótimos pretextos para isso.

Folders, panfletos, flyers, folhetos e cartazes para ações de fim de ano

Espírito natalino

Entrar de carona no espírito do fim do ano também é uma boa estratégia para causar uma boa impressão em potenciais clientes.

Folders (folhetos), flyers (panfletos) e cartazes com uma imagem divertida ou impactante, acompanhada de sinceros desejos de Feliz Natal e um próspero Ano Novo, ativarão o espírito festivo das pessoas.

Só é necessário ter cuidado para não exagerar.

“Conhecer bem seu público-alvo é fundamental para produzir uma mensagem que cause a impressão desejada”, afirma Camila Eskenazi, sócia da Gráfica Online Eskenazi.

O impresso em meios digitais

Mesmo que você tenha um e-commerce, ou seja um profissional autônomo que atende pela internet, o material impresso pode contribuir muito em sua divulgação.

Hoje em dia, está cada vez mais comum integrar mídia impressa com a mídia digital.

Seus cartões de visita e panfletos de divulgação podem vir com um QR code impresso ou um link pessoal fácil de digitar. Desse modo, o material impresso funciona é uma porta de entrada para toda a sua produção digital.

Impressos complementares

Seja para aumentar o alcance do anúncio, fornecer um caminho fácil para seu portfólio ou associar seu trabalho a boas coisas; o marketing impresso ainda é uma ferramenta essencial para profissionais e empresas divulgarem a si mesmos e seus trabalhos.

Então, aproveite as dicas e faça o fim do ano alavancar suas vendas!