Os profissionais que trabalham como design na criação de peças como foldersflyers, catálogos e revistas precisam de muita criatividade e conhecimento técnico para conquistar novos clientes e desenvolver projetos eficientes.

Caso contrário, ao se acomodar e não tentar melhorar a cada dia, as peças podem expressar mais do mesmo e perder a sua essência e personalidade.

Pensando nisso, a seguir, estão algumas dicas valiosos sobre como melhorar as suas peças gráficas e lapidar o seu desempenho como designer.

designers criativos e eficientes  dicas de design eficiente

 

1) Fique atento às novidades

O mundo está sempre mudando de forma constante, e assim como em várias outras profissões, um bom designer precisa estar sempre atento a essas mudanças.

Portanto, para se manter antenado sobre as principais novidades, o ideal é acompanhar sites e blogs sobre o tema, navegar por páginas da web de áreas similares, como marketing e comunicação e ser assinante das newsletters desses sites. 

Esses canais de comunicação costumam enviar um conteúdo exclusivo e gratuito sobre diversos temas.

Isso tudo é importante para o processo de absorção de novos conhecimentos e informações.

 

2) Tenha boas fontes de inspiração

Ter fontes de inspiração de qualidade e bem variadas é uma dica fundamental para quem trabalha com design.

Além de acompanhar o trabalho de profissionais renomados, é interessante observar designers de outros países e culturas distintas, pois o contato com algo diferente é capaz de despertar sentidos e percepções até então adormecidos.

Sendo assim, é recomendável manter um arquivo com várias inspirações, incluindo cartões de visitapanfletos, folhetos e todo material que tenha despertado algum interesse.

Outra dica é buscar referências em redes de portfólios profissionais como o Behance, por exemplo.

 

3) Estude sobre Gestalt

Juntamente com o domínio sobre as principais ferramentas de edição, os designers da atualidade também precisam estudar e ler livros sobre Gestalt, que é a “psicologia das formas”.

Esse é um tema muito importante pois é através dele que os profissionais da área compreendem como expressar melhor os estímulos visuais e tornar seus projetos mais agradáveis e harmoniosos.

 

4) Invista em cursos e no aprimoramento contínuo

Fazer cursos e adquirir novas ferramentas de criação de conteúdo sempre que possível são ótimas formas de se aperfeiçoar e conseguir conquistar mais clientes.

Aqueles que não podem frequentar cursos, palestras e workshops por razões financeiras ou de tempo podem compensar isso através do uso de novos programas e plataformas, pois é muito importante saber utilizar diferentes tipos de software e expandir sua área de atuação.

Além disso, as ferramentas mais modernas também têm a vantagem de agilizar o trabalho e oferecer funcionalidades inéditas para o processo de criação.

 

5) Dedique-se ao máximo em cada projeto

Entregar o máximo a cada trabalho e dar o melhor de si são dicas valiosas para os profissionais de design que desejam crescer na área.

Apesar de parecer algo óbvio, é necessário ter muito foco, amor e determinação para colocar isso em prática.

Organizar-se e administrar bem o tempo é outro fator determinante para conseguir entregar trabalhos que superem os expectativas do cliente e se destaquem sempre positivamente.

 

6) Seja um profissional versátil

Um profissional versátil é aquele que pensa fora da caixinha e não traz ideias que possam ser classificadas como “engessadas”.

De forma resumida, um designer versátil se mostra sempre aberto a novas abordagens e mudanças dentro de sua esfera de trabalho.

Para desenvolver essa característica, é fundamental ampliar os próprios horizontes, seja investindo em um curso de fotografia para aprender mais sobre composição de imagens ou praticando habilidades como desenho e pintura, por exemplo.

O que importa nesse aspecto é viver novas experiências e tirar o máximo proveito delas.

 

clube de desconto para impressos gráficos