Pode ser que você desconheça essa alternativa, mas diversos autores de livros (alguns com nomes consagrados, inclusive) deram os seus primeiros passos com publicações independentes. A produção independente de livros já é uma realidade que permite que diversas pessoas imprimam suas obras sem depender do mercado editorial tradicional.

O objetivo desta postagem é mostrar que é possível imprimir livros de forma independente ainda que uma editora recuse seu trabalho.

O autor independente pode elaborar sua obra com a diagramação de texto e imagens feitas por um designer profissional.

A impressão do material geralmente acontece em gráficas online especializadas neste tipo de serviço, como a Loja Gráfica Eskenazi, que oferece o serviço de forma online.

 

Impressão de livros e o mercado digital

A impressão de livros é algo que evoluiu ao longo dos últimos anos, facilitando a publicação de materiais rejeitados pelo mercado editorial tradicional.

Além de conseguir elaborar e imprimir uma edição de forma completa, o autor independente também pode complementar com a produção de um livro digital.

A mesma facilidade que as pessoas têm para comprar algo pela internet, um autor independente tem para elaborar e publicar um livro digital. Esse tipo de material pode ser acessado através de tablets, smartphones, computadores e eReader.

Todavia, a mudança tecnológica não afetou em nada o mercado editorial tradicional. Há muitos leitores que preferem seus livros no papel e tem dificuldade para assimilar conteúdos pelas telas, o que motiva o ritmo forte na venda de livros impressos nos últimos anos.

Em vista disso, um autor independente que deseja se consagrar com a venda de livros impressos, também não será afetado com o advento da comunicação digital. Pelo contrário, ele poderá explorar o marketing digital para divulgar seus livros impressos e expandir a venda de livros impressos.

 

O que um autor independente deve fazer para publicar um livro?

O primeiro passo para produzir um livro de forma totalmente independente é estar associado com profissionais de qualidade. Você pode contratar diagramador e um ilustrador profissional para elaborar as artes do seu livro.

Caso necessite de ajuda também com o conteúdo, os ghostwriters (escritores fantasmas), são contratados como freelancers em sites de produção de conteúdo.

O material deles será entregue com o anonimato do ghostwriter em contrato. Toda a divulgação será de responsabilidade do cliente, que terá o seu nome vinculado como autor do material.

Com o conteúdo do livro em mãos, independentemente se ele foi feito por um escritor freelancer ou por você mesmo, o próximo passo é buscar o apoio de profissionais de design que atuam no mercado de forma independente.

Diagramador é o artista gráfico que constrói o layout, estabelece as dimensões e padroniza os elementos imagéticos e textuais da obra como títulos, parágrafos, legendas, fotos, ilustrações, etc.

Ilustrador, por sinal, é quem cria os desenhos e sublinha alguma passagem interessante do texto com uma imagem.

Esses tipos de profissionais podem ser encontrados em sites de “frilas”.

 

Impressão de livros

Com o livro pronto para ser impresso, basta fechar um PDF e fazer o pedido em uma gráfica online.

É importante frisarmos que a gráfica que irá fazer a impressão do seu livro deve ser de qualidade e dominar este tipo de serviço. Afinal, quanto melhor for a impressão, mais intrigante e apaixonante se torna a história.

Esse serviço é oferecido aos autores independentes pela Loja Gráfica Eskenazi através da internet.

A Loja Gráfica Eskenazi imprime livros a partir de 250 unidades.

 

Divulgação e venda de livros

O último passo é elaborar um plano de divulgação e venda de seus livros. Você pode fazer anúncios constantes em redes sociais, oferecer seus livros em feiras e até bater de porta em porta vendendo sua obra se isso não for um problema para você.

O importante é não perder o foco em seus sonhos e trabalhar com o que você gosta: criando livros e alimentando o sonho de outras pessoas.

 

Leia mais sobre impressão de livros e publicações que estimulam a criatividade nas postagens abaixo:

criatividade para autores independentes