Nos dias de hoje, uma das estratégias mais populares entre as empresas é o inbound marketing, também chamado de marketing de atração.

A estratégia atrai o público-alvo ao oferecer conteúdos específicos, desenvolvidos de acordo com os interesses das pessoas.

Nesse aspecto, o grande desafio das empresas é analisar quais são os reais interesses de seus clientes antes que eles mesmos descubram.

Sendo assim, o inbound marketing existe com o intuito de fidelizar consumidores e estreitar os relacionamentos entre a marca e as pessoas.

 

Ferramentas do Inbound Marketing

A grande ferramenta do inbound marketing é o marketing de conteúdo, um instrumento que possibilita que as empresas conquistem seu público e envolva-o no decorrer do processo de compra.

De forma resumida, o marketing de conteúdo cria uma ligação entre o cliente e a marca para que, a partir de então, os leads passem a se lembrar dessa empresa como uma referência dentro de seu segmento de atuação.

 

Marketing de conteúdo impresso

Devido ao avanço constante da tecnologia, a demanda pelo marketing digital não para de crescer. Contudo, o marketing impresso não pode ser esquecido.

É importante utilizá-los de maneira integrada e complementar. Uma das razões para isso, é o fato do conteúdo impresso apresentar um poder de persuasão maior entre os consumidores, por exemplo.

No papel, qualquer informação tem mais força e credibilidade.

Para surpreender o público com conteúdo impresso, use a criatividade e inove muito nas abordagens escolhidas.

Seja através da impressão de jornais internosrevistas ou mesmo de livros; cada empresa precisa identificar qual forma de comunicação será melhor aceita entre os seus consumidores e estruturar um plano de ação com base na escolha.

 

Cases de sucesso com marketing de conteúdo impresso

O marketing de conteúdo impresso possui vários cases de sucesso, sendo impossível deixar de citar o exemplo do Guia Michelin.

Muitas pessoas se perguntam a razão pela qual uma marca de pneus conseguiu se tornar uma referência mundial na indicação de restaurantes.

Tudo começou no início do século XX, quando a Michelin decidiu criar um guia impresso sobre restaurantes com a finalidade de estimular o interesse das pessoas a ponto das mesmas saírem mais de casa e usarem bastante os seus automóveis, e consequentemente, gastarem mais os pneus dos bólidos.

O guia se tornou tão famoso que a maioria das pessoas, ao lembrar de pneus, já pensam na Michelin, devido ao marketing positivo que foi ligado ao nome da marca.

marketing de conteúdo inbound marketing guia Michellin

Outro caso bem-sucedido é o exemplo da revista Red Bulletin, da marca Red Bull.

Na publicação, a empresa austríaca que vende bebidas energéticas cria conteúdos direcionados especialmente ao seu público-alvo, o que faz com que a marca se torne mais presente e intensa no dia a dia dos seus consumidores.

Revista The Red Bulletin Marketing de Conteúdo Inovação Inbound marketing

Impressão de qualidade é o diferencial

As empresas que desejam utilizar a estratégia do marketing de conteúdo impresso precisam apostar não apenas em um conteúdo interessante, mas também em um material gráfico atrativo e de qualidade.

Nesse aspecto, o mais indicado é trabalhar com formatos distintos e ter uma boa impressão, a qual seja capaz de oferecer uma textura atraente e com cores vibrantes ao material.

Para imprimir seus materiais gráficos, conte com a qualidade e com a tradição de mais de 60 anos da Eskenazi. Visite a loja e confira, em tempo real, o valor de seus pedidos.