Você sabe o que o mercado de trabalho exige de um profissional de design? Leia esta postagem e descubra as características e habilidade que uma pessoa precisa para ser um bom designer gráfico.

O designer é um profissional primordial nas estratégias de comunicação visual. Seus trabalhos são requisitados por uma empresa com a finalidade de divulgar um produto, uma marca ou mesmo para promover um determinado evento.

Ainda que a evolução tecnológica tenha alcançado patamares de comunicação expressivos, com ferramentas que oferecem recursos gráficos para qualquer pessoa leiga no assunto desenvolver suas próprias artes, a expertise do designer profissional é indispensável para comunicar algo e atrair pessoas a fim de atingir um público-alvo com o máximo de impacto.

O mercado para este tipo de profissional não recuou com o advento tecnológico e continua abrangente.

 

Habilidades de um designer gráfico

O design criativo de muitos profissionais experientes pode ser observado em logotipos, logomarcas, capas de livros, estampas de marcas famosas confeccionadas em roupas, outdoors… 

O design eficiente aparece em em postagens no Facebook, no Whatsapp, em todas as redes sociais, em panfletos distribuídos nas ruas e em um grande emaranhado de propagandas e mensagens presentes no dia a dia das pessoas.

O marketing de conteúdo vinculado em redes sociais potencializou a comunicação entre as pessoas, abrindo ainda mais as portas para designers profissionais e amadores trabalharem.

A palavra-chave para abranger esse mercado é o talento, consequência de criatividade e experiência com as ferramentas e técnicas para um bom design.

 

Marketing impresso nos dias de hoje

O marketing impresso é tomado como estratégia ao longo da história e isso não mudou nos dias de hoje. Um fato curioso sobre isso, é que muitos especialistas fizeram previsões de que o eReader iria aposentar os livros impressos poucos anos após ter sido lançado. Mas isso não ocorreu e a venda de livros não foram afetadas por essa ferramenta largamente utilizada em nenhum país atualmente.

Na contramão das previsões que não se confirmaram, o público brasileiro expandiu nos últimos anos devido a um aumento nas vendas de livros impressos.

Além disso, as mídias sociais também tiveram impactos significativos com propagandas de livros impressos e na venda de infoprodutos.

Isso deixa claro que as oportunidades de um designer atuar no mercado deram um grande salto, tanto para trabalhos totalmente digitais quanto para trabalhos impressos.

 

O que priorizar para atuar no mercado? Quais as características de um bom designer?

Estar atualizado com as novas ferramentas utilizadas por profissionais é uma obrigação de todo designer que pretende abraçar o mercado de trabalho.

Ainda que o seu talento esteja na projeção de um tipo específico de material, é essencial manter-se em harmonia com as ferramentas que podem potencializar a perspectiva de novos trabalhos.

características de um bom designer designer profissional dicas habilidades de um bom designer

Ferramentas como o Adobe Photoshop, Illustrator, Indesign, dentre outras, instaladas em um computador configurado para essas ferramentas, é muito importante para um designer contratado ou freelancer atuar em um mercado competitivo e de muitas oportunidades.

Em comparação com uma grande gama de pessoas que realizam design para finalidades com e sem fins lucrativos e que se intitulam “designers“, o verdadeiro profissional do design está sempre estudando para elaborar um projeto estruturado do início ao fim.

O trabalho de um designer profissional apresenta técnicas e habilidades que as ferramentas sozinhas não oferecem. Saber mexer com imagens e textos na proporção exata para atingir um público-alvo, tendo domínio das principais ferramentas utilizadas e fazendo tudo isso com muita criatividade, são características consideradas qualidades para bons profissionais deste ramo.

 

Dica-chave

Esteja a frente do seu tempo, como grandes artistas fazem, pois, a palavra artista resume um designer que se dedica e se firma dia após dia na profissão.

Também esteja aberto tanto para o mercado de marketing impresso como para o segmento digital, elaborando estratégias junto aos profissionais de marketing e publicitários de empresas, corporações, sites e blogs.

Essa bagagem de conhecimento é o que os gestores e empresários de sucesso esperam quando contratam um designer para participar de um novo produto ou marca.