Provavelmente algumas pessoas vão se perguntar porque justamente em pleno ano de 2016, onde todo mundo usa o Facebook, Google, entre outras plataformas para divulgar seus negócios, resolvi escrever sobre marketing impresso. Eu concordo que muitas pessoas usam a internet para resolver grande parte de seus problemas, mas nem sempre as empresas conseguem impactar seus públicos-alvo usando somente o Marketing Digital ou o Marketing na Internet. Um exemplo bem interessante é a própria loja virtual onde trabalho.

Aqui na Gráfica Online onde trabalho, nós investimos em diversas iniciativas com objetivo de aumentar vendas. Mas em 2015, tivemos uma grande surpresa, pois a ação de marketing que mais trouxe resultado para nós foi o nosso kit de amostras. Ficou surpreso? Nós também ficamos, pois, o nosso kit de amostras foi a ação de marketing que mais nos ajudou a converter leads em clientes e embora não sendo digital, ou online, esse kit possui algo muito mais potente que um custo por clique baixo ou um grande volume de tráfego. Ele mostra exatamente o que o cliente que ainda não comprou com a gente quer ver, ele apresenta a qualidade de impressão e a velocidade de nosso atendimento. Pedindo o nosso kit de amostras, qualquer pessoa consegue detectar a qualidade de nossa impressão. E, embora hoje em dia exista um nível de exigência muito baixo para impressos, se alguém possui alguma dúvida sobre o material que vai receber, essa dúvida acaba depois que nosso cliente potencial recebe o kit.

Faça Marketing Impresso com inteligência!

Não pretendo te convencer de criar um kit de amostras, até porque seu negócio, provavelmente é diferente do meu em uma série de questões, mas recebemos pedidos de startups que produzem catálogos, cartões portais, entre outros. São empresas novas e com uma quantidade tecnológica muito forte em seu modelo de negócio, mas nem por isso investem somente em ações digitais. Com um pouco de criatividade, você consegue comunicar e passar sua mensagem em impressos. Outro motivo que reforça a importância de investir em impressos é que na sua timeline do Facebook, você acaba sendo impactado por diversas propagandas, dos mais diversos segmentos de negócio possíveis e imaginários. Usando o marketing impresso e um pouco de criatividade, você consegue chamar atenção e fazer sua empresa criar um impacto grande na mente de seu público-alvo. Nos primeiros meses do ano de 2015, fizemos diversas ações em eventos para startups e em todos eles nós oferecíamos cartões de visita para os inscritos. Imagine chegar em um evento, sem cartão de visitas e saber que alguém pensou nisso para você. Assim os participantes não perdiam o networking e a nossa gráfica online ficava “bem na fita”. Claro que a pessoa não saia do evento e comprava cartões no dia seguinte, mas era possível ver que no médio prazo esses clientes acabavam convertendo.

Por sermos uma gráfica online, entendemos que nossa melhor maneira de fazer marketing é mostrando a qualidade de nossa impressão, e dessa forma, usamos diversas ações de marketing impresso para impressionar nosso público-alvo. São ações que geram resultado no médio e longo prazo, mas entenda que em um mundo onde as pessoas estão o tempo todo no facebook ou no whatsapp, quando você chega apresentando sua empresa, seus produtos e serviços em um cartão de visita, papel timbrado, cartão postal ou catálogo de produtos, você consegue ficar mais tempo na mente de seu target. Um catálogo de produtos por exemplo pode ficar por um bom tempo na mesa de um profissional de compras, já o banner, ou o link patrocinado, fica ao lado de mais 09 ou 10 empresas concorrentes. E caso não tenha um bom texto explicando o produto, não vai ajudar muito a gerar tráfego para o seu site.

Deposite seus ovos em diversas cestas

Eu não estou dizendo que o marketing impresso é mais eficiente que o marketing digital, não mesmo, só estou dizendo que muitas vezes os profissionais de marketing de hoje depositam todas as suas fichas em ações digitais e esquecem que as ações promocionais com material impresso podem trazer um resultado tão efetivo quanto as ações feitas em buscadores ou redes sociais. Pense sobre isso e faça um teste. Tenha o marketing impresso como aliado e não como inimigo de sua empresa.

Abraços e até a próxima,
Gustavo Loureiro.