As cores influenciam ações e estimulam sentidos. Todavia, para optar pela cor da paleta que transmita a mensagem certa a seu público, é preciso entender alguns conceitos do que muitos classificam como a “psicologia das cores“.
Para que a imagem funcione, a primeira preocupação deve ser analisar quem é seu público-alvo, quais são seus anseios e o que você deseja transmitir para ele.
Cada agrupamento de cores carrega um significado emocional e associações psicológicas.
Confira abaixo as características dos principais:
A tranquilidade das cores frias
O azul e o verde são classificados como cores frias, pois transmitem uma intensa sensação de calma e frescor.
Essas tonalidades são facilmente associadas a elementos como gelo, céu, água, natureza…
Se o objetivo for trabalhar com frescor, abuse de tons como o turquesa ou o verde, que se associa facilmente a plantas e florestas.
Matizes azulados normalmente vinculam-se a ideias de confiança e estabilidade. No entanto, podem também expressar outras emoções como é o caso do luxo impresso no tom Tiffany Blue, do drama do azul royal ou da infantilidade meiga do azul bebê.
Dependendo da variação, os esverdeados também manifestam outros sentimentos. O verde esmeralda passa elegância; o verde mar, calmaria; e o Kelly Green, energia.
A energia das cores quentes
Escandalosas e atraentes, cores como o vermelho, o amarelo e o laranja associam-se diretamente a energia, calor, fogo, luz e sol.
O vermelho declara paixão, amor e, até certo ponto, um pouco de violência. O amarelo expõe felicidade e, em saturações mais brandas, suavidade. Misturadas, elas compõem o laranja que demonstra um tom mais lúdico às criações.
Os clássicos preto e branco
O preto combina com absolutamente tudo. Está sempre impresso com apelos de luxo, elegância, sofisticação.
A significante de poder do preto inspira-se em ícones como limosines pretas, trajes black-tie, cartões de crédito black.
Dependendo da criação, as comunicações mais escuras podem intimidar ou emitir sensações mais sombrias.
O branco revela pureza, simplicidade e limpeza. Quando combinado com tonalidades mais quentes, confere um caráter mais amigável.
As atemporais cores neutras
Algumas tonalidades como cinzas, cremes e beges são ótimas para representar confiança e durabilidade.
Ao contrário das tendências de cores, essas nuances nunca caem em desuso.