As cores influenciam ações e estimulam sentidos. Todavia, para optar pela cor da paleta que transmita a mensagem certa a seu público, é preciso entender alguns conceitos do que muitos classificam como a “psicologia das cores“.

Para que a imagem funcione, a primeira preocupação deve ser analisar quem é seu público-alvo, quais são seus anseios e o que você deseja transmitir para ele.

Cada agrupamento de cores carrega um significado emocional e associações psicológicas.

Confira abaixo as características dos principais:

Cores Frias A tranquilidade das cores frias

O azul e o verde são classificados como cores frias, pois transmitem uma intensa sensação de calma e frescor.

Essas tonalidades são facilmente associadas a elementos como gelo, céu, água, natureza…

Se o objetivo for trabalhar com frescor, abuse de tons como o turquesa ou o verde, que se associa facilmente a plantas e florestas.

   Azul Royal   Azul bebê

Matizes azulados normalmente vinculam-se a ideias de confiança e estabilidade. No entanto, podem também expressar outras emoções como é o caso do luxo impresso no tom Tiffany Blue, do drama do azul royal ou da infantilidade meiga do azul bebê.

Verde Kelly      Verde Esmeralda

Dependendo da variação, os esverdeados também manifestam outros sentimentos. O verde esmeralda passa elegância; o verde mar, calmaria; e o Kelly Green, energia.

Cores QuentesA energia das cores quentes

Escandalosas e atraentes, cores como o vermelho, o amarelo e o laranja associam-se diretamente a energia, calor, fogo, luz e sol.

O vermelho declara paixão, amor e, até certo ponto, um pouco de violência. O amarelo expõe felicidade e, em saturações mais brandas, suavidade. Misturadas, elas compõem o laranja que demonstra um tom mais lúdico às criações.

Preto e brancoOs clássicos preto e branco

O preto combina com absolutamente tudo. Está sempre impresso com apelos de luxo, elegância, sofisticação.

A significante de poder do preto inspira-se em ícones como limosines pretas, trajes black-tie, cartões de crédito black.

Dependendo da criação, as comunicações mais escuras podem intimidar ou emitir sensações mais sombrias.

O branco revela pureza, simplicidade e limpeza. Quando combinado com tonalidades mais quentes, confere um caráter mais amigável.

Cores neutrasAs atemporais cores neutras

Algumas tonalidades como cinzas, cremes e beges são ótimas para representar confiança e durabilidade.

Ao contrário das tendências de cores, essas nuances nunca caem em desuso.