Fazer aquelas histórias incríveis que surgem na cabeça ganharem vida no papel não é algo tão complicado assim com a impressão de livros de baixa tiragem em gráficas online.
Os livros impressos estão sendo cada vez mais utilizados para entreter, disseminar conhecimentos e até mesmo para difundir conteúdos institucionais em ações de integração e comunicação interna.
Parte significativa da demanda surge das ideias e da criatividade de novos escritores que não conseguem acesso às grandes editoras.
Com os preços acessíveis para pequenas tiragens, é possível imprimir com qualidade em diversos tipos de papéis, formatos e acabamentos.
Para quem está pensando em configurar seu próprio orçamento de livros, separamos algumas dicas que podem ajudar a escolher as características ideais para o projeto.
Principais tipos de papel para a impressão de livros
Capas de livros
Ao contrário da máxima popular que afirma que não se deve escolher um livro pela capa, é a arte e a qualidade de impressão da capa que tem a responsabilidade de instigar a curiosidade e despertar o interesse do leitor pelo assunto.
A capa funciona também como uma camada protetora, por isso não costuma ser produzida com o mesmo papel do miolo.
A preferência de editoras e autores é por cartão triplex com gramaturas como 250g ou 300g.
A alta espessura do papel garante maior durabilidade e qualidade ao material.
O resultado final é sempre um impresso profissional, com um papel menos suscetível a dobraduras e danos permanentes.
Miolo de livros
Os miolos dos livros são impressos, geralmente, em três tipos de papéis: offset, pólen e couchê.
O papel offset possui alta durabilidade, resiste bem à umidade e às ações do tempo.
Não é um papel que danifica ou estraga com facilidade. Contudo, não é adequado para leituras longas. O offset reflete a luz e cansa bastante a vista após alguns minutos de leitura.
O papel pólen é a escolha favorita de escritores e editoras. Aparece em muitos romances e livros de ficção. Ele mostra uma tonalidade levemente amarelada e não reflete tanto quanto o offset.
Não tão popular quanto os dois anteriores, o papel couchê pode ser tanto a versão brilho como a fosca em gramaturas como 115g e 150g para o miolo.
Tamanho do livro
Existem alguns formatos sugeridos pelo mercado para ter um melhor custo-benefício e aproveitamento do papel.
- A) 15x23cm | Formato mais pedido. É o tamanho mais indicado para livros com muitas páginas, devido à economia de papel.
- B) 20×27,5cm | Tamanho de revista. É incomum para livros, mas valoriza projetos mais criativos.
- C) 27,5x20cm | O formato horizontal mostra-se como uma das melhores opções para livros de fotografias.
- D) 25x25cm | Formato diferenciado. O layout quadrado é comum em livros infantis e publicações comemorativas.
- E) 20x20cm | Quadrado menor e mais econômico do que a opção D.
Acabamentos para imprimir livro em gráfica online
Lombada e shrink
Para incrementar e valorizar a impressão do livro, o pedido pode incluir outros acabamentos lombada costurada ou colada e shrink, que é a película plástica que protege livros e revistas.
As capas podem ter orelhas com biografias e fotos do autor em uma tarja de 8cm a 15cm.
Personalização de capas de livros
A laminação é outro opcional que garante durabilidade ao livro.
A escolha mais comum recai nas capas com laminação fosca. Todavia, há quem prefira laminação brilho ou mesmo o UV reserva para concentrar o brilho apenas em algum ponto específico da imagem ou do título do livro.
Quando a arte da capa possui uma imagem muito clara, a laminação evita que ela suje com facilidade e dure mais tempo.
Diagramação do livro
Antes de fechar e enviar o arquivo para impressão, é necessário diagramar e arquitetar todas as informações nas páginas.
Esse é o momento de definir as margens, o espaçamento, o formato, as fontes, a disposição das imagens…
Ilustrar como se apresentará as histórias do miolo.
Caso o projeto seja simples, é possível realizar a diagramação em softwares de texto como o Word do Office ou o Writer do LibreOffice.
Todavia, caso o projeto precise de mais sofisticação e profissionalismo, o software mais utilizado para diagramação de livros é o Adobe InDesign.
Impressão caseira
Imprimir livros em casa não é muito aconselhável, pois, além elevar o custo de produção, as impressoras domésticas não contam com as capacidades técnicas necessárias para igualar a qualidade dos livros encontrados nas prateleiras de grandes livrarias.
Escolha bem as especificações do livro e o parceiro com quem pretende imprimir.
Contar com uma gráfica experiente como a Loja Gráfica Eskenazi, que atua há mais de 60 anos no mercado, pode ajudá-lo a ter a impressão de qualidade que você precisa para valorizar seu conteúdo e encantar seus leitores.