Veja como diagramar seus impressos de forma correta e imprima sem maiores complicações com sua gráfica

Você sabe o que significa diagramar? Diagramar significa distribuir os elementos gráficos em um espaço limitado de acordo com uma hierarquia de informações estabelecidas pelos editores e diretores de arte de uma publicação. Parece complicado, mas em poucas palavras, é a tarefa de colocar as informações corretas, precisas e claras para o seu leitor.

Mais do que um trabalho, é uma verdadeira arte. E não existe fórmula mágica. Por isso este é um trabalho que costuma ser desenvolvido por um profissional. A diagramação é desenvolvida por um designer ou agências de comunicação, mas reunimos algumas dicas a seguir para quem precisa ter noções básicas de como imprimir panfleto e outros impressos. Confira:

Escala de informações: para começar organize as informações, do mais importante para o menos. Menos é mais, o foco nas informações mais importantes acaba auxiliando no descarte de informações em excesso (caso haja). Desta forma, é possível separar as informações importantes das supérfluas.

Identidade visual: procure padronizar a identidade visual do seu material de divulgação. Alinhe tipografia, cores e elementos gráficos para transmitir segurança ao cliente e criar uma identidade visual própria.

Tipografia: escolha com atenção a fonte que deseja trabalhar, mas lembre-se que ela deve ser de fácil visualização e entendimento. Se a mensagem for colocada sobre uma ilustração, recomenda-se o uso de fonte regular, bold ou itálica. E recomenda-se ainda o uso de cores contrastantes entre a fonte e a imagem, para não dificultar a leitura.

Escolha com atenção a fonte que deseja trabalhar.
Escolha com atenção a fonte que deseja trabalhar.

Cores: as cores são fundamentais e podem transmitir diferentes mensagens. Recomendamos o uso de cores escuras em fontes e/ou imagens para fundos claros, o inverso também é válido.

Imagem: escolha uma ilustração que combine com texto para transmitir confiança e segurança ao cliente.

Texto: Não exagere nos textos, pois o cliente pode perder o foco ao encontrar muitas informações. Recomendamos clareza e objetividade.

Impressão: Escolha o melhor custo benefício, não olhe apenas pelo preço, mas também pela qualidade que o serviço oferece.

O ideal é sempre contratar um profissional capacitado para desenvolver sua arte da forma correta, mas caso precise em algum momento realizar ajustes em seu material de divulgação, conte com nossas dicas!

Escolha o melhor custo benefício.
Escolha o melhor custo benefício.