Empreender e ter sucesso ao abrir o próprio negócio é um sonho comum a milhões de pessoas.

Em 2017, pela primeira vez na história do país, o número de pessoas que trabalham em seus próprios negócios ou sem carteira assinada superou o número de vagas formais.
O levantamento, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), indica que, tanto os índices de desemprego quanto o desejo ou a necessidade de empreender são os responsáveis por essa transformação nacional.
Outra pesquisa do IBGE, entretanto, mostrou que menos de 40% das empresas abertas sobrevivem aos primeiros cinco anos no mercado.
As causas são variadas: falta de planejamento, análise de mercado ineficiente, marketing deficitário.
Todavia, os números negativos não ofuscam o sonho de quem tem o desejo de empreender no Brasil.

Roberto Eskenazi, diretor executivo da Gráfica Online Eskenazi, preparou cinco dicas para quem planeja abrir o próprio negócio.

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1. Escolha o negócio certo

O primeiro passo é determinar em que área você quer empreender.
De tempos em tempos, algumas listas são divulgadas apontando os segmentos mais lucrativos e com mais perspectivas de negócios.
“Mas na hora de escolher onde investir, é preciso ter em mente mais do que apenas ‘a área que dá dinheiro’. Trabalhar com o que gosta é uma raridade, mas é mais comum entre empreendedores. Saiba aproveitar a oportunidade. Invista no que você gosta e acredita”, comenta Roberto.

 

2. Criação e valorização do seu time

Muitas vezes, um empreendedor dá os seus primeiros passos sozinho e, conforme seu negócio vai se consolidando no mercado, aumenta a equipe e delega funções.
A cautela é imprescindível na formação de uma equipe de trabalho, pois o conjunto de habilidades dos profissionais envolvidos é o que pode manter as engrenagens girando em momentos de dificuldade.
Valorizar e até recompensar os profissionais é uma forma de manter a equipe sempre motivada e empenhada em continuar alcançando resultados positivos.

3. Aprender com erros e acertos

“Ao longo da nossa experiência profissional, é fácil olhar pra trás e ver onde erramos e acertamos. No dia a dia, essa percepção é um pouco mais complexa, mas estar por dentro de tudo que acontece dentro da empresa e também atento às experiências de outros empreendedores é um ótimo caminho para repetir os acertos e evitar os erros”, afirma Roberto.
Nesse sentido, a orientação fornecida por instituições como o Sebrae, que prestam auxílio aos novos empreendedores, é fundamental para ajudar na tomada de decisões.

4. Não existe fórmula

Embora seja possível aprender com experiências alheias, é preciso entender que não existe uma fórmula mágica para o sucesso de um empreendimento.
O que funciona com um, pode não funcionar com outro, pois existe uma série de circunstâncias variáveis para cada situação.
Por isso, a análise de mercado é importante. Ela permite que o empreendedor perceba o momento certo de investir, de ampliar, de ousar e até mesmo de recuar, quando necessário.
A experiência acaba gerando um feeling que nenhum curso ou workshop proporciona.

5. Preparando-se para o pior

Mesmo com o planejamento necessário, cronograma no prazo e obrigações em dia; o impensável pode acontecer.
Estar preparado para as situações adversas vai além de construir reservas financeiras. Afinal, nem sempre os problemas estarão relacionados à situação econômica da empresa.
“Acertar de primeira é um privilégio de poucos empreendedores. Entre os que obtiveram sucesso, será muito mais comum ouvir o discurso da persistência. Se não deu certo na primeira tentativa, tente de novo. E, se necessário, mais uma vez”, finaliza Roberto Eskenazi.