Olá, caro leitor. Hoje chegamos ao fim de nosso ciclo de 7 artigos com dicas fundamentais para que você possa fechar seus arquivos com segurança para a impressão em uma gráfica online. Hoje veremos a importância dos padrões de cores para fechamento de arquivo. Vamos entender então o que são e para que servem os padrões CMYK e RGB.

Como vimos acima, a forma de aplicar a cor pode influenciar, e muito, na qualidade da impressão. Primeiro de tudo, devemos nos atentar ao padrão de cor utilizado. Existem dois padrões de cores disponíveis nos softwares de design:

  • O padrão CMYK: É um padrão baseado em pigmento e por isso, é ideal para a impressão. São quatro cores primárias que combinadas, formam uma infinidade de variações de outras cores e é utilizado como padrão de processo em quase todas as gráficas de impressão Off-Set.
  • O padrão RGB: É um padrão baseado em emissões de luz para obter suas cores (como monitores e Televisores). De forma geral, o padrão RGB é indicado para elementos que serão usados na Web.

É muito comum existirem problemas entre o cliente e o designer por causa do padrão de cores. Geralmente o cliente não sabe que existem dois padrões distintos de cores, e que cada um serve para aplicações diferentes.

Qual o  problema de imprimir minha arte se não estiver em CMYK?

Se você, por algum descuido, enviar sua arte em RGB a gráfica irá converter obrigatoriamente para o padrão de cores CMYK, isso pode resultar em uma grande mudança de cores e tonalidades, resultando em algo diferente daquilo que você espera receber. Portanto, redobre o cuidado ao enviar o seu arquivo para impressão.

Separe um tempo em especial para analisar cada um dos seis tópicos abordados neste artigo. Seguindo alguns cuidados, as chances de ocorrerem resultados desagradáveis, é muito menor, evitando reimpressões e por conta disto, atrasos e custos extras totalmente desnecessários. Assim, você poderá seguir com seu planejamento inicial e seu material estará divulgando seus negócios para seu público-alvo com a qualidade que você espera.