Embora muito tradicional, há algumas mudanças em vista para as campanhas do próximo ano. Confira, nesta postagem, as principais tendências de marketing impresso para 2019.

Designers, publicitários e profissionais de marketing conhecem muito bem a importância de uma estratégia de divulgação que se apoie em boas ações de marketing impresso.

 

Ferrramentas de marketing impresso e online

 

São muitas as possibilidades de marketing na atualidade, justamente porque a diversidade entre os públicos cresceu bastante nos últimos anos e cada um tem a sua especificidade.

Para tentar alcançar seus objetivos, as marcas precisam saber definir com muita clareza as melhores ferramentas de marketing e qual o público que elas desejam atrair.

Um levantamento realizado pelo Content Marketing Institute com o objetivo de medir o engajamento dos compradores constatou que os três principais métodos de publicidade paga na América do Norte são os mecanismos de busca, com 66%, materiais impressos ou outros tipos de promoção offline com 57% e banners online com 55%.

mecanismos de busca marketing impresso banners digitais
A soma dos percentuais ultrapassa 100%, pois muitos que divulgam em mecanismos de busca também investem em materiais impressos e em banners digitais.

Os números evidenciam uma realidade que, para muitos, pode soar contraditória: o marketing impresso ainda é uma das ferramentas mais efetivas no mundo dos negócios.

“As pessoas se surpreendem porque acreditam que a era digital está tomando conta de tudo e tornando obsoletas as opções tradicionais. Com a experiência que eu tenho com o mercado gráfico no Brasil, eu posso afirmar com tranquilidade que isso não é verdade: o impresso está vivo e vai muito bem!”, afirma Roberto Eskenazi, sócio da Gráfica Online Eskenazi  (www.lojagraficaeskenazi.com.br).

Assim como as demais modalidades, o marketing impresso passou por diversas adaptações ao longo dos anos, mas é fundamental que as marcas e os empreendedores estejam atentos às tendências de marketing impresso para 2019 do segmento.

 

Marketing impresso + Marketing DigitalConciliação com marketing digital

Esta é, de longe, a principal tendência do marketing impresso para 2019. Assim como não é possível afirmar que o marketing impresso está fadado ao fracasso, seria uma leviandade afirmar que o marketing digital não é também uma ferramenta de sucesso. Para aumentar ainda mais as probabilidades de êxito nas campanhas de marketing, o ideal é conciliar o melhores desses dois universos.

Ao apostar na tradição e na efetividade do marketing impresso e na modernidade e dinamismo do marketing digital, uma marca deixa bem evidente que a sua dedicação para atender as demandas de seu público é concreta.

 

cartão de visitas marketing impressoRecursos da tecnologia

Um recurso que tem crescido bastante nesse sentido é o uso de links personalizados e QR Codes. Ambos são passíveis de serem impressos em qualquer tipo de material, como cartões de visita, folders, panfletos, catálogos, revistas, entre outros.

 

cartão de visitas link personalizado personalizávelLinks Personalizados

Os links personalizados são curtos e podem ser digitados rapidamente nos navegadores dos smartphones ou até mesmo memorizados para acesso posterior. Os QR Codes também são super acessíveis e demandam apenas o uso do smartphone para cumprirem sua função.
Em ambos os casos, o consumidor que teve acesso a esses recursos por meio de um material impresso será redirecionado a um conteúdo online, que pode ser o site de um marketplace, um perfil comercial em uma rede social ou até mesmo outras ferramentas de contato com uma determinada marca.

 

revista impressãoDiversidade de conteúdo

Até mesmo grandes empresas do setor da tecnologia encontraram no material impresso uma forma de aprimorar o relacionamento com seus clientes. A Airbnb, por exemplo, criou uma revista trimestral para os usuários do site e do aplicativo e surpreendeu o setor com a iniciativa.

Produzir um conteúdo impresso com esse objetivo é uma excelente ferramenta de marketing, porque traz ao cliente a sensação de exclusividade e tratamento diferenciado. Ainda que uma marca opere quase exclusivamente no universo online, por exemplo, uma revista ou catálogo impressos torna a relação com o consumidor literalmente mais tangível.