Mensurar resultados em suas ações de marketing é algo fundamental, mas muitas vezes os profissionais de marketing acreditam que esta atividade está atrelada apenas as ações de Marketing no ambiente digital, o que não é verdade. Hoje em dia existem diversos tipos de soluções tecnológicas ou não que te ajudam a mensurar os resultados no ambiente online e também no ambiente off-line. Aqui mesmo na Gráfica Online nós fazemos uso destas técnicas.
Vamos imaginar o cenário onde uma empresa de médio porte resolveu fazer a impressão de novos catálogos de produtos e gostaria de mensurar resultados desse investimento. Seguem abaixo algumas dicas que podem ajudar você e sua empresa a detectarem quão efetivo foi o seu esforço em marketing.
Telefone exclusivo para mensurar resultados
Use no catálogo, um número de telefone exclusivo, não use aquele número que todos conhecem, crie um ramal específico para esse produto ou até mesmo um 0800. Toda vez que o telefone tocar, você saberá que é um cliente que recebeu o catálogo impresso.
URL especial
No catálogo, você pode criar uma URL, ou melhor, um endereço específico para mais informações, entre outros. Para configurar essa URL especial, basta pedir ao profissional de TI da sua empresa, caso tenha uma equipe de internet, pode pedir para eles também. Aproveite e peça para a equipe de internet para configurar o Google Analytics dessa URL específica, assim você consegue saber o acesso nessa página e tem uma melhor ideia do tráfego gerado. Encurtadores de URL também podem ser usados para mensurar resultados de links especiais.
QR Code
O QR Code pode ser usado para mostrar um vídeo do produto que está sendo apresentado, e dessa forma, basta acessar o canal de vídeo criado pela empresa e você terá a o número exato de pessoas que foram impactadas pelo vídeo que estava no QR Code. Não esqueça de ter certeza que o vídeo divulgado no QR code, está sendo divulgado somente ali, do contrário, você terá tráfego de outro lugar.
Cupom de Desconto
O cupom de desconto também ajuda bastante a mensurar resultados, pois se o cliente em potencial que recebeu o cupom usar em seu site, você já sabe que essa venda foi gerada através do catálogo. Aqui na empresa, fizemos isso em nosso KIT DE AMOSTRAS. Usamos um código especial específico e todas as vendas que eram geradas com aquele produto, sinalizavam para nós que o pedido foi gerado através de nosso KIT.
Embora eu tenha usado o catálogo como exemplo, você pode fazer as mesmas ações em um Flyer, folheto ou até mesmo em um cartão de visita, basta usar a criatividade e entender que não existem limitações para mensurar resultados, sejam eles no ambiente online ou no ambiente off-line.
Abraços e até a próxima,
Gustavo Loureiro