A criatividade é confundida muitas vezes com inteligência ou talento. No entanto, a capacidade de inventar e criar coisas novas no design ou em qualquer campo do trabalho pode ser exercitada e instigada por ótimas referências ou mesmo por boas leituras.

Dizem que a criatividade é inerente ao ser humano. A diferença entre as pessoas, nesse caso, estaria na forma como cada uma lida com essa característica.

Uns a alimentam, a deixam crescer e a liberam, expandindo suas mentes e ampliando as possibilidades.

Outros, por escolhas nem sempre conscientes, acabam condicionando-se ao usual e limitando sua capacidade de criar.

Contudo, se o intuito for conquistar novos clientes, a criatividade aparece com um elemento-chave, capaz de encantar e surpreender nas mesmas proporções.

Não é incomum, por exemplo, ver o termo aparecer nos campos de pré-requisitos em anúncios de vagas de emprego.

A ânsia por criatividade é tão frequente, pois, seja nas artes, nas ciências humanas ou até nas ciências exatas, surpreender com algo diferente é sempre uma ótima estratégia.

“A criatividade é capaz de mudar a nossa visão sobre o mundo e sobre nós mesmos e essa mudança de perspectiva nos faz enxergar aspectos que poderiam estar ocultos caso nos faltasse essa característica. Esse é um benefício inestimável, extremamente útil tanto na vida pessoal quanto na profissional”, comenta Camila Eskenazi T. Hakim, sócia da Gráfica Online Eskenazi (www.lojagraficaeskenazi.com.br).

Algumas leituras podem despertar e instigar a criatividade.

Seguem sugestões de livros que estimulam a criatividade:

 

criatividade SA“Criatividade S/A” (por Ed Catmull)O livro figura sempre nas listas de obras mais inspiradoras. Ed Catmull é um dos responsáveis, junto com Steve Jobs e John Lasseter, pela fundação, em 1986, da Pixar, o mais lucrativo estúdio de animação da atualidade. Responsável por obras como Toy Story, Os Incríveis e Procurando Nemo, a Pixar tem sua história de sucesso retratada neste livro, que serve como inspiração para empreendedores, homens e mulheres de negócios e quaisquer pessoas que estejam precisando de um estímulo de ousadia e perseverança.

 

 

exemplos de criatividade“Destrua este diário” (por Keri Smith)
Criado para ser mais do que apenas um livro, a proposta da obra é promover uma interação inusitada com o seu leitor. A artista canadense Keri Smith desenvolveu o livro “Destrua este diário” com um convite diferente em cada página: pintar, rabiscar, rasgar, manchar, sujar, entre muitas ações nada usuais para um livro. O objetivo principal é questionar a cobrança pelo perfeccionismo que, com frequência, acaba se tornando um grande obstáculo ao pensamento criativo.

 

 

Criatividade no trabalho“Roube Como Um Artista. 10 Dicas Sobre Criatividade” (por Austin Kleon)
Baseado em uma palestra feita pelo escritor Austin Kleon na Universidade do Estado de Nova York, este livro figurou na lista dos mais vendidos do The New York Times. Ao estimular seus leitores a não hesitarem em buscar um contato mais direto e profundo com o seu lado artístico, esta obra tem a proposta de ser uma espécie de manual de como ter criatividade na era digital, onde muitas vezes a tecnologia é planejada para substituir o pensamento criativo.

 

Criatividade no design“A História Secreta da Criatividade” (por Ashton Kevin)
Como professor do Massachusetts Institute of Technology (MIT), uma das instituições de ensino mais respeitadas do mundo, Kevin Ashton quis provar, por meio deste livro, que a criatividade está muito mais relacionada ao esforço e à perseverança do que a momentos de pura inspiração ou algo do gênero. Utilizando exemplos práticos da história da humanidade e citando referências da cultura e do pensamento contemporâneos, Ashton desvenda minuciosamente o processo criativo envolvido em grandes invenções, como a arte de voar e a descoberta do DNA. Um livro para provar que a criatividade demanda capacidade de resiliência, de identificar falhas e, principalmente, de recomeçar.

 

No cunho de empreendedorismo e marketing, a criatividade também é o caminho para empresas que desejam aumentar suas vendas. A união de estratégias digitais com campanhas promocionais pode ser o caminho. Para tanto, é necessário escolher uma gráfica online de qualidade, pois o material palpável dirá muito sobre a empresa em questão.