Assim como estratégias de marketing bem desenvolvidas aprimoram resultados na jornada de compra de clientes em potencial, um marketing impresso criativo e bem produzido afeta significativamente o funil de vendas.

Transformar visitantes em clientes é o desafio de qualquer pessoa que deseja vender algum tipo de produto ou serviço. O planejamento e o desenvolvimento de táticas para alcançar esse objetivo envolve muito conhecimento de mercado, atenção às tendências e um trabalho meticuloso no sentido de entender de fato as demandas do público que se deseja atingir. Embora não se possa dizer que conquistar um cliente é uma tarefa fácil, algumas estratégias geralmente conduzem a resultados mais positivos.

 

Funil de vendas & Conversões

De acordo com a pesquisa Perfil do E-commerce Brasileiro 2017, encomendada pela PayPal Brasil, 76,7% dos sites de e-commerce recebem até 10 mil visitas por mês; 8,5% recebem entre 10 mil e 500 mil visitantes; e 14,80% ultrapassam as 500 mil visitas.

Considerando que a taxa de conversão (indicador que contabiliza a quantidade de vezes em que houve um fechamento de venda relacionado à quantidade de visitantes de um e-commerce) média no Brasil é de 1,65%, os resultados da pesquisa mostram que um site que tenha recebido 10 mil visitas fará, em média, 165 vendas.

visitas leads
Por se tratar de uma estimativa baseada em média aritmética, esse número pode variar para mais ou para menos, mas o que se pode apreender dessa análise é que, de alguma maneira, as estratégias utilizadas por algumas plataformas podem funcionar melhor que outras.

Geralmente as diferenças estão na maneira como esses e-commerces lidam com suas ferramentas de marketing e, nesse sentido, o marketing promocional e o marketing impresso têm um grande potencial a ser explorado.

 

Marketing Promocional e Marketing Impresso: como funcionam juntos?

O marketing promocional é uma modalidade de estratégias de comunicação com os possíveis clientes de modo que eles sejam incentivados a conhecer e/ou consumir um determinado produto ou serviço através de ações promocionais. Apesar de o conceito de “promoção” remeter, para a maioria das pessoas, a descontos e outros tipos de ofertas, as táticas do marketing promocional são bastante variáveis e incluem técnicas para a conquista e fidelização de clientes.

“O marketing promocional pode ser estimulado por meio de materiais impressos que têm fácil circulação entre o público. Esses materiais, inclusive, podem conter informações sobre produtos ou serviços que estão disponíveis por meio de um e-commerce. O segredo é saber conciliar as diferentes estratégias para conquistar resultados mais positivos no funil de vendas das empresas”, comenta Camila T. Eskenazi Hakim, sócia da Gráfica Online Eskenazi (www.lojagraficaeskenazi.com.br), de São Paulo.

Funil de vendas é um conceito utilizado para se referir às etapas da jornada do cliente em um processo de compra, desde o seu primeiro contato com a empresa até o fechamento do negócio em si.

Em síntese são quatro etapas principais:

funil de vendas leads

Visitantes e conversõesLeads e vendasoportunidades relação de confiançavendas fechar negócioAs estratégias de marketing, principalmente o uso conciliado delas, como o caso do marketing promocional e impresso, são os meios utilizados para fazer com que cada etapa do funil de vendas seja cumprida com eficiência e através de um processo de qualificação da relação da empresa com o cliente. Quando cada uma dessas etapas está bem estruturada e é tratada com a devida importância, o resultado surge e fica evidente através de números muito positivos.