Aposte em ações de marketing impresso para estimular o consumo e gerar resultados ainda mais positivos na época mais importante do ano para o comércio: o Natal.
O Natal é a data mais esperada do ano por comerciantes e lojistas de todo o Brasil. A tradição de comprar presentes para amigos e familiares continua muito forte e o consumo é estimulado por fatores como a liberação das parcelas do décimo terceiro salário e o otimismo misturado com superstição que geralmente acomete as pessoas às vésperas de um novo ano.
De acordo com um indicador da Serasa Experian, o desempenho das vendas no Natal de 2017 foi o melhor desde 2011. Mesmo considerando o período de crise econômica, houve um aumento de 5,6% nas vendas natalinas que movimentaram, segundo as estimativas, aproximadamente R$ 51 bilhões na economia do país.
A expectativa de diversas instituições do setor é de um Natal em 2018 ainda mais movimentado e rentável.
Embora esse pico nas vendas de final de ano já seja tradicional, o empreendedor moderno tem a oportunidade de usufruir de seus benefícios com mais sabedoria e planejamento. Para isso, ele precisa desenvolver estratégias de marketing com o objetivo de atrair os consumidores para as condições especiais do fim de ano e consolidá-los como clientes para uma relação de consumo em longo prazo.
“Cada final de ano é uma oportunidade de novos negócios e o empreendedor que consegue ter essa visão é o que alcança os melhores resultados. Conciliar as diferentes modalidades de marketing é a maneira mais efetiva para conquistar esse objetivo”, afirma Marcelo Eskenazi, sócio da Gráfica Online Eskenazi.
Cupons de desconto para o Natal
Todo brasileiro adora pechinchar e ninguém nega um cupom de desconto! Em uma ação promocional, por exemplo, é interessante integrar um e-commerce ao marketing impresso através de panfletos que contenham códigos para gerar descontos em compras no site.
Além de atrair acessos e aumentar as possibilidades de fechamento de negócios, os impressos, também conhecidos como flyers, podem chegar a um público que talvez não conheceria a página na internet.
Vale lembrar que os cupons de desconto também são utilizados como promoções para lojas físicas.
QR Code em marketing impresso
Também conhecido como Código QR (sigla em inglês para Quick Response, ou “Resposta Rápida”), o QR Code é um código de barras moderno e super acessível. Qualquer pessoa que possua um smartphone pode escanear esse código com a câmera do aparelho e será direcionado a diversas possibilidades: um site de e-commerce, uma página em uma rede social, um telefone de contato e várias outras opções.
Como o QR Code é pequeno em termos de dimensões, ele pode ser impresso em cartões de visita, revistas, catálogos, folders e qualquer outro material gráfico. É uma excelente ferramenta para aliar a tecnologia à tradição de efetividade do marketing impresso.
Lembranças da marca em ações de fim de ano
Para aproveitar o costume da troca de presentes a cada fim de ano, outra iniciativa legal é o oferecimento de brindes a clientes e parceiros. Ao presentear com itens que possam ser usados no cotidiano, o empreendedor faz com que qualquer pessoa esteja exposta à sua marca ou empresa indiretamente, podendo a qualquer momento se tornar um cliente.
Vários materiais impressos podem ser utilizados como brindes: calendário de parede, calendário de mesa, blocos de anotações personalizados, agendas e outros produtos que podem levar consigo o nome e o logotipo da empresa, além das principais informações de contato.
Vale lembrar que o Natal não é a única ocasião especial para o comércio.
A Black Friday e a Cyber Monday, por exemplo, que em 2018 serão nos dias 23 e 26 de novembro, respectivamente, são datas também muito significativas e excelentes oportunidades para explorar as possibilidades do marketing e alavancar as vendas.