Aposte em ações de marketing impresso para estimular o consumo e gerar resultados ainda mais positivos na época mais importante do ano para o comércio: o Natal.

O Natal é a data mais esperada do ano por comerciantes e lojistas de todo o Brasil. A tradição de comprar presentes para amigos e familiares continua muito forte e o consumo é estimulado por fatores como a liberação das parcelas do décimo terceiro salário e o otimismo misturado com superstição que geralmente acomete as pessoas às vésperas de um novo ano.

De acordo com um indicador da Serasa Experian, o desempenho das vendas no Natal de 2017 foi o melhor desde 2011. Mesmo considerando o período de crise econômica, houve um aumento de 5,6% nas vendas natalinas que movimentaram, segundo as estimativas, aproximadamente R$ 51 bilhões na economia do país.

A expectativa de diversas instituições do setor é de um Natal em 2018 ainda mais movimentado e rentável.

Embora esse pico nas vendas de final de ano já seja tradicional, o empreendedor moderno tem a oportunidade de usufruir de seus benefícios com mais sabedoria e planejamento. Para isso, ele precisa desenvolver estratégias de marketing com o objetivo de atrair os consumidores para as condições especiais do fim de ano e consolidá-los como clientes para uma relação de consumo em longo prazo.

“Cada final de ano é uma oportunidade de novos negócios e o empreendedor que consegue ter essa visão é o que alcança os melhores resultados. Conciliar as diferentes modalidades de marketing é a maneira mais efetiva para conquistar esse objetivo”, afirma Marcelo Eskenazi, sócio da Gráfica Online Eskenazi.

Marketing Impresso pro Natal com cupom de DescontoCupons de desconto para o Natal

Todo brasileiro adora pechinchar e ninguém nega um cupom de desconto! Em uma ação promocional, por exemplo, é interessante integrar um e-commerce ao marketing impresso através de panfletos que contenham códigos para gerar descontos em compras no site.

Além de atrair acessos e aumentar as possibilidades de fechamento de negócios, os impressos, também conhecidos como flyers, podem chegar a um público que talvez não conheceria a página na internet.

Vale lembrar que os cupons de desconto também são utilizados como promoções para lojas físicas.

 

marketing impresso com qr code para ações de fim de ano, Natal e ReveillonQR Code em marketing impresso

Também conhecido como Código QR (sigla em inglês para Quick Response, ou “Resposta Rápida”), o QR Code é um código de barras moderno e super acessível. Qualquer pessoa que possua um smartphone pode escanear esse código com a câmera do aparelho e será direcionado a diversas possibilidades: um site de e-commerce, uma página em uma rede social, um telefone de contato e várias outras opções.

Como o QR Code é pequeno em termos de dimensões, ele pode ser impresso em cartões de visita, revistas, catálogosfolders e qualquer outro material gráfico. É uma excelente ferramenta para aliar a tecnologia à tradição de efetividade do marketing impresso.

 

Marketing Impresso pro Natal com cupom de DescontoLembranças da marca em ações de fim de ano

Para aproveitar o costume da troca de presentes a cada fim de ano, outra iniciativa legal é o oferecimento de brindes a clientes e parceiros. Ao presentear com itens que possam ser usados no cotidiano, o empreendedor faz com que qualquer pessoa esteja exposta à sua marca ou empresa indiretamente, podendo a qualquer momento se tornar um cliente.

Vários materiais impressos podem ser utilizados como brindes: calendário de parede, calendário de mesa, blocos de anotações personalizados, agendas e outros produtos que podem levar consigo o nome e o logotipo da empresa, além das principais informações de contato.

Vale lembrar que o Natal não é a única ocasião especial para o comércio.

A Black Friday e a Cyber Monday, por exemplo, que em 2018 serão nos dias 23 e 26 de novembro, respectivamente, são datas também muito significativas e excelentes oportunidades para explorar as possibilidades do marketing e alavancar as vendas.