Os designers, publicitários e profissionais de marketing em geral sabem muito bem da grande importância de construir  estratégias de marketing efetivas para guiar os passos da empresa em 2019.

Sabendo disso, esses profissionais colecionam ideias em longas brainstorms e utilizam as maiores pilhas de fichas nas apostas que possuem grandes possibilidades de dar certo.

O marketing impresso é uma dessas estratégias que sempre funciona e mostra-se, ano após ano, como uma das mais potentes formas de divulgação.

Para atingir seus objetivos, as diversas marcas existentes no mercado buscam conhecer as melhores estratégias de marketing voltadas para  as personas e para os públicos-alvo que desejam alcançar.

Nesta postagem, vamos falar das estratégias de marketing impresso utilizadas por grandes empresas que transformaram-se em cases de sucesso.

Saiba como o marketing impresso foi eficaz diante das tendências de marketing 2019. Além disso, vamos falar das tendências de marketing para os próximos anos.

Estratégias de marketing que funcionam

De acordo com dados de um levantamento realizado pelo CMI (Content Marketing Institute), foi possível observar os três métodos de publicidade mais poderosos nos Estados Unidos e no Canadá.

Nas estratégias de marketing utilizadas na América do Norte, os mecanismos de busca online representam mais de 66% dos negócios gerados por empresas. Logo em seguida vem o marketing impresso, com 57% de resultados comprovados e em terceiro lugar, vem a propaganda através de banners online, que demonstrou 55% de impacto na divulgação de marcas e produtos (comentamos sobre estes números na postagem Tendências para marketing impresso, divulgada em setembro de 2018).

Não se assuste pelo fato da matemática acima parecer não estar correta, pois a soma desses percentuais ultrapassam os 100%. Mas isso acontece porque essas estratégias estão correlacionadas, e muitos divulgadores de marcas e produtos utilizam as três estratégias constantemente. Esses números são importantes para nos aprofundarmos em estratégias de marketing impresso, e com base nisso e em outras pesquisas, podemos afirmar que o marketing impresso funciona fortemente aqui no Brasil e no resto do mundo.

Segundo o sócio da Gráfica Online Eskenazi, Roberto Eskenazi, o marketing impresso é uma tendência forte para os próximos anos.

“As pessoas ainda continuam se surpreendendo quando comparam o potencial do marketing impresso com o marketing digital. Muitos acreditam erroneamente que o marketing impresso tornou obsoleto. Posso afirmar com segurança que o mercado gráfico brasileiro e no resto do mundo continua forte e ganha ainda mais poder quando combinado com outras formas de divulgação online”, declara Roberto.

Publicidade, propaganda, divulgação digital e impressa O poder da propaganda

A propaganda pode impulsionar ou falir um negócio. Com o advento tecnológico de hoje, os horizontes da propaganda foram ampliados. Mas o bom e velho cartão de contato nunca saiu de linha. O impacto positivo que um folder tem para descrever um produto ou explicar sobre um serviço oferecido por uma empresa ainda funciona muito bem.

A panfletagem continua sendo utilizada por grandes e pequenas imobiliárias, empresas de eventos e redes de supermercados. É muito comum verificar a caixa de correio e se deparar com panfletos que trazem as promoções da semana. A propaganda, seja ela digital ou impressa, é um ponto importante e fundamental para a saúde dos negócios de uma empresa.

“O mercado precisa saber qual é o seu negócio, quais os maiores diferenciais do seu produto. Nenhuma empresa cresce sem divulgação e sem se preocupar com sua marca seu posicionamento”, relata.

Estratégias poderosas para o marketing impresso

Agora que vimos que o marketing impresso é uma estratégia fundamental para promoção de marcas e produtos, vamos analisar quais são as estratégias de marketing impresso extremamente eficientes para a divulgação de marcas, produtos, eventos, notícias, literatura, obras de arte, dentre outras aplicações, que funcionaram em 2018 e continuaram funcionando nos próximos anos:

Fusão de marketing digital e marketing impresso Fusão marketing impresso & marketing digital

Da mesma forma que podemos afirmar que o marketing impresso é uma ferramenta poderosa, o marketing digital também não pode ser deixado de lado.

As divulgações digitais não apresentaram-se como concorrentes do impresso, mas é leviandade não destacar que o marketing digital já é utilizado como principal estratégia em grande parte das empresas.

Dessa forma, uma estratégia de marketing impresso que funcionou em 2018 e tende a funcionar nos próximos anos é a conciliação entre os dois universos.

O profissional em marketing poderá fazer um grande uso do QR Code e links personalizados. Esses dois recursos podem ser impressos em folders, panfletos, cartões de visita, catálogos, livros, revistas, envelopes, dentre outros tipos de materiais impressos.

Manter a tradição do marketing impresso com os recursos tecnológicos da atualidade é sem dúvida uma estratégia excelente.

Diversificar as comunicações e divulgações Diversificar para divulgar

A diversificação da forma de divulgação através do marketing impresso é uma estratégia adotada por muitas empresas no setor de tecnologia.

Esse método funcionou muito bem em 2018 e tem expectativas de continuar sendo muito explorado nos próximos anos.

Um exemplo da utilização dessa estratégia, pode ser visto na revista trimestral que a empresa de hospedagem Airbnb lança aos seus clientes. A revista traz informações sobre a empresa e seus serviços, uma forma de se aproximar ainda mais dos clientes.

Materiais impressos, como revistas, catálogo, jornais, flyers, têm o poder de entrar na casa das pessoas literalmente. Quando uma empresa busca fazer isso com qualidade, ela consegue cativar ainda mais o seu público-alvo e conquistar novos clientes com maior facilidade.

“Não resta nenhuma dúvida da eficácia desta forma de propaganda no sucesso de empresários de diferentes setores”.

O poder de divulgação do marketing impresso é essencial para uma estratégia de marketing completa.

Então, busque explorar o poder da comunicação no que existe de mais moderno nos dias de hoje, mas sem esquecer que o bom e velho marketing impresso funciona de verdade.