Muitas vezes, participando de fóruns ou listas pela internet tenho a oportunidade de responder a algumas dúvidas referentes a comparar resultados de diversas ações de marketing ou não, e normalmente minha sugestão era não comparar resultados. As explicações em detalhes eu descrevo abaixo …

Vamos colocar em prática com um exemplo:

Você definiu uma verba de marketing de R$ 50.000 por mês para gastar. Para alguns leitores, pode ser uma verba muito alta, mas para outros, esse valor pode ser um valor muito pequeno. Em média as empresas investem algo entre 15 e 30% de seu faturamento em marketing. Claro, existem empresas que investem menos e outras mais arrojadas, tudo depende do modelo de negócio e do tempo esperado de retorno sobre o investimento feito.

Imagine que dos R$ 50.000 mensais que você tinha, você definiu que iria usar R$ 25.000 para investir no ambiente digital e R$ 25.000 para investir no ambiente off-line. Na prática, nem sempre funciona assim, se você já possui um histórico de resultado de ações de marketing, o ideal é olhar o histórico e analisar o que deu certo e manter ou investir mais e ajustar, pausar ou investir menos no que não deu certo ainda. Caso esteja abrindo um negócio agora, minha sugestão é usar uma verba de teste para os três primeiros meses de operação e verificar o que está trazendo mais retorno. Só depois disso, você deve fazer um novo investimento no que trouxe um retorno melhor para o seu negócio.

Por que não recomendo comparar resultados?

Aqui na gráfica online, no início da operação, nós comparávamos os resultados, mas depois percebemos que não era interessante pelos motivos que já foram explicados. Se você é um profissional de marketing, provavelmente você trabalha com uma verba para investir por um período de tempo e atrair alguns resultados. Baseado no valor desta verba, você faz um plano de marketing onde estão todas as estratégias e ações que você pretende usar na divulgação. Cada ação de marketing, está dentro de uma estratégia e serve para atingir um objetivo diferente. Muitas vezes suas ações servirão para reforçar a marca da sua empresa, como é o caso de assessoria de imprensa, e em outros casos servirão para aumentar tráfego no seu site, como é o caso de mídias sociais e Google AdWords.

Imagine que no seu planejamento de marketing você tenha como objetivos estratégicos:

  • Reposicionar a marca da minha empresa
  • Aumentar o tráfego no meu website

Imagine agora que para cada objetivo estratégico você tenha definido as seguintes estratégias:

Reposicionar a marca da minha empresa (Objetivo)

  • Assessoria de imprensa (Estratégia)
  • Marketing Impresso (Estratégia)

Aumentar o tráfego no meu website (Objetivo)

  • Social Media (Estratégia)
  • Busca Paga  (Estratégia)

Não recomendaria comparar nem os resultados de assessoria de imprensa com Marketing impresso e muito menos comparar assessoria de imprensa com Google AdWords. Cada estratégia está desenhada para atingir um objetivo específico e muito diferente um do outro. Minha sugestão é definir metas específicas para cada estratégia e ou cada ação tática. Se as ações atingirem as metas definidas, ótimo. Caso esteja trabalhando com duas ou mais empresas para o mesmo tipo de estratégia e ações táticas, aí sim você pode e deve comparar. Exemplo: Se você tem duas empresas diferentes oferecendo o serviço de links patrocinados, nada mais justo que comparar a eficiência dos resultados que cada uma delas está trazendo para o seu negócio.  De qualquer forma, tenha um pouco de cuidado, pois se você comparar os resultados do Google AdWords com os resultados de uma ação do Bing, por exemplo, provavelmente você terá o AdWords gerando mais tráfego, leads e vendas que o Bing, mas entenda que a quantidade de tráfego que o Google recebe para buscas é absurdamente maior que o tráfego para buscas feito no Bing. Pense sobre isso!

Abraços e até a próxima,
Gustavo Loureiro