Qual a Resolução Ideal de um Arquivo para Impressão Offset?

O sistema offset é considerado uma das formas mais eficientes de se imprimir imagens. Além da rapidez para grandes e médias tiragens de impressão de folder, impressão de revista e impressão de panfleto, permite o uso de todos os tipos e gramaturas de papéis e de plásticos flexíveis, como o poliestireno.

Mas, afinal, será que dá pra imprimir arquivos de qualquer resolução em uma impressora offset? A resposta é obviamente não. Por gerar impressões de altíssima qualidade, a resolução das imagens tem necessariamente que ser maior do que a exigida em outras formas de impressão inferiores.

O que é resolução de imagem?

A resolução é o nível de detalhamento comportado pelas imagens. Uma forma simples de saber se a resolução é boa ou não, é dando um zoom em algum ponto. Se a área estiver nítida, então é porque a resolução é de alta qualidade.

Como medir a resolução de uma imagem?

Existem várias formas de se fazer isso. Uma delas é por ppi (pixel por polegada). Pixel é uma abreviatura para “picture element” (elemento de uma imagem). O termo é usado para a análise da resolução de imagens digitalizadas. Só em monitores e telas que temos pixel.

Outras medidas de resolução são o dpi (pontos por polegada), usado na impressão definindo a resolução geométrica de uma imagem, e o lpi (linhas por polegada), que também é usada na impressão mas, como o nome já diz, utiliza linhas para analisar a resolução.

Qual o melhor tipo de imagem para utilizar no sistema offset?

Para determinar a resolução, a indústria gráfica adotou uma regra: dois pixeis por ponto de trama no tamanho final oferecem o grau de detalhamento necessário para a reprodução de uma imagem.

Por exemplo, se formos utilizar uma lineatura de 150 lpi (impressão offset em papéis couché), a resolução ideal para imagens em quadricromia será de 300 ppi (150 lpi x 2 pixeis). Por outro lado, se quisermos usar uma lineatura de 133 lpi (impressão offset em papéis não revestidos), teremos que digitalizar uma imagem a cores a 266 ppi (133 lpi x 2 pixeis).

Como a medida em ppi determina a resolução atingível e o detalhe de textos e traços, entende-se que 1200 ppi são suficientes para obtermos textos e traços perfeitos com qualidade máxima. Acima de 1200 ppi, os ganhos em definição não são perceptíveis.

Como saber a qualidade de uma imagem?

Apesar de resolução e qualidade não serem necessariamente sinônimos, uma acaba influenciando a outra. Para que a imagem tenha qualidade, é preciso ter boa resolução e ser bem produzida por um fotógrafo ou designer gráfico.

Existe como melhorar a resolução de uma imagem?
Em geral, não. Uma imagem de baixa qualidade, ainda que ajustada em ferramentas para resolução de maior qualidade, mantém as suas características originais. De novo, o teste de abrir o arquivo e dar um zoom na tela demonstrará que a imagem estará desfocada, quadriculada, e essa é a principal característica para perceber a falta de qualidade de uma imagem.

O sistema de cores CMYK é o ideal para garantir uma boa imagem. Pra quem não conhece, RGB (R = Red; G = Green; e B = Blue) refere-se às cores aditivas primárias usadas pelos monitores. Para a reprodução offset ou digital, as cores RGB devem ser transformadas em CMYK (C = Cyan; M = Magenta; Y = Yellow; e K = Black), que são cores subtrativas primárias, usadas no processo de impressão. A conversão de RGB em CMYK não garante a fidelidade de cores. Pelo contrário, a cor exibida na tela normalmente possui mais brilho do que a cor que será realmente impressa em papel.

A sugestão é que, caso faça o download de imagens pela internet, escolha imagens grandes, de alta resolução. Principalmente se forem ser utilizadas na impressão de panfleto, impressão de revista ou impressão de folder.

E então? Conseguiu entender melhor sobre resolução de imagens? Ficou alguma dúvida? Comente aqui o que achou do texto no quadro abaixo.