Qual a diferença entre impressão offset e impressão digital?

O que é impressão OffSet

Para se explicar o que é impressão offset é necessário primeiramente esclarecer que trata-se de um sistema originado ainda na segunda metade do século passado. Essa forma de se imprimir emprega chapas produzidas em alumínio que são utilizadas como elementos de gravação, possibilitando a transferência de imagens, como enormes carimbos.

As cores necessárias para impressão offset são conhecidas como CMYK (Cyan / Magenta / Yellow / Black) e são impressas uma de cada vez na folha e são tintas a base de óleo.

No sistema digital, por sua vez, as tarefas de ordem mecânica como as chapas são eliminadas e a impressão é feita de maneira direta e em único comando a base de toner, com cilindros de transferência. Dessa forma, costuma ser uma maneira de se reduzir custos para tiragens baixas, já que não demanda grandes ajustes técnicos e perdas de insumos.

Em relação à utilização, esse método digital é utilizado para imprimir provas de impressão, bem como os trabalhos que não exigem grandes tiragens. Ao contrário de outros tipos de necessidades, como a que se observa na impressão offset de flyers, que é destinada a quem necessita de grandes quantidades de cópias, para se fazer uma grande divulgação de um evento, produto ou empresa.

De forma geral, a impressão offset costuma conferir alta qualidade de cores e nitidez aos impressos. Sua aplicação é largamente utilizada também pelo fato desse sistema se adaptar muito bem a diversos tipos de papéis, diferente da impressão digital que tem restrições com papéis de gramaturas e formatos maiores.

Como escolher o melhor sistema de impressão
Depois de saber o que é impressão offset e o que caracteriza o modo digital, basta saber qual das duas formas é mais apropriada. Para isso, é importante que se atente, sobretudo, para a quantidade de impressões que serão feitas. Materiais que precisam de divulgação massiva, requerem algo que garanta a qualidade e ganho em escala. Assim sendo, indica-se a impressão offset de livros, e também a impressão offset de folders, flyers, revistas e outros.

Exemplos de situações que empregam a impressão offset:
-É comum que se veja com grande frequência a impressão offset de catálogos de moda, produtos e serviços. O mesmo não se verifica com a forma digital, já que a qualidade das imagens é menor.

– Na área da educação, a confecção de materiais didáticos costuma utilizar a técnica offset, por demandar normalmente uma tiragem grande.

– Publicações regulares, livros e materiais de entretenimento de um modo geral ainda contam com tiragens elevadas, o que torna comum a impressão offset de revistas e outros elementos de comunicação.

– Por dependerem de ampla divulgação, materiais de eventos são distribuídos em diversas ocasiões, o que é possível somente através da impressão offset de flyers. A impressão offset de folders também se aplica.

O que você achou das dicas? Conseguimos lhe ajudar? O que você achou das diferentes características dos impressos? Qual delas você usa com mais frequência? Compartilhe conosco!