Confira nossas dicas sobre a aplicação da psicologia das cores na impressão de cartaz

As cores estão tão presentes em nosso dia-a-dia, que muitas vezes nem percebemos quando fazemos contato com todas elas. E quando isso acontece, nosso subconsciente que trabalha em assimilar e associar esta cor que nossos olhos capitaram.

E é aí que se mostra a grande importância de aplicar a cor certa ao seu produto e/ou em sua impressão de cartaz, flyers, folders, etc… Cada cor irá provocar reações diferentes em nosso cérebro e por mais que seu consumidor não pare para analisar sua marca em algum anúncio, com a cor certa, seu subconsciente irá associar esta cor e desenvolver a reação que você pretende com sua marca neste usuário.

Vamos focar nossa análise dos efeitos que cada cor causa no ser humano de acordo com sua localidade, ou seja, apenas para os ocidentais. Isso porque os orientais têm associações psicológicas diferentes que os ocidentais e não teria como analisar ambas ao mesmo tempo.

Branco: Cor da pureza, claridade e limpeza, além de remeter à paz, é muitas vezes empregado em produtos medicinais e de limpeza, para ser associado com a própria limpeza;

Preto: Luto, morte, anonimato, elegância e azar. O preto, no ocidente, é associado diretamente com o luto e a morte. Também remete a elegância no mundo da moda.

Cinza: Além de remeter também a elegância, remete humildade, respeito, sutileza;

Amarelo: Uma cor quente que desperta concentração e remete a boa sorte e positividade;

Vermelho: A cor da paixão, agressividade, energia, perigo, fogo, raiva. Muito utilizado no setor de alimentos, exatamente pela forma estar ligado a energia e a agressividade.

Rosa: Suavidade, acolhimento e romantismo;

Azul: A cor da tranquilidade, também remete à harmonia, confidência, conservadorismo, monotonia, dependência, liberdade, purificação, paciência, serenidade;

Verde: Cura, natureza, juventude, boa sorte, esperança;;

Roxo: Cor geralmente associada ao misticismo e ao mistério. Além disso, remete a riqueza (ouro) e dinheiro;

Laranja: Entusiasmo, alegria e energia são características da cor;

Marrom: sólido, seguro, calmo, natureza, rústico, estabilidade e aspereza são suas qualidades.