Se você sentar em uma mesa de bar ou em uma mesa de reunião com um profissional de marketing, grande parte desses profissionais vão dizer que possuem um planejamento de marketing perdido em alguma gaveta. M, mas na prática, muitas empresas trabalham de forma não planejada e até mesmo desestruturadas. As recomendações referentes ao que deve ser feito surgem baseadas em um sim como resposta para algumas perguntas: Temos dinheiro? Temos time suficiente (recursos) para fazer? Conseguimos fazer em um curto espaço de tempo? E talvez a mais complicada de todas as perguntas: Vai ajudar a vender mais?

Claro que essas perguntas são importantes, mas não de forma desorganizada e muito menos sem definir os objetivos que desejamos alcançar. Quando não se sabe onde está indo, qualquer lugar serve. Essa frase é um clássico para demonstrar que se você não possui objetivos claros de marketing, não vai adiantar ter dinheiro, equipe e prazo para executar um plano de ação, pois tudo será feito. Mas no fim de tudo, você ficará com a sensação de que planejou e executou um monte de coisas sem objetivo algum. A frustação será grande com o passar do tempo e a vontade de parar e começar outra coisa do zero será enorme.

Defina os objetivos de marketing

Muitas vezes converso com amigos que estão abrindo o seu primeiro negócio e eles demonstram uma certa insegurança em definir os objetivos, pois acreditam que objetivos são complexos de serem definidos. Seu objetivo pode ser: Aumentar as vendas, reposicionar uma marca, aumentar o ticket médio da empresa, melhorar o relacionamento com os clientes,ou todos esses juntos.. Tendo os objetivos definidos, você vai desenhar a estratégia que no fundo é como você pretende atingir o seu objetivo.

Importante: Eficácia operacional não é estratégia. Ser mais rápido ou entregar melhor qualidade é sua obrigação, isso não te ajuda a ter um negócio com estratégia inovadora, por exemplo.

Definindo estratégias

Lembra do Jogo War? Aquele jogo de tabuleiro onde cada jogador representa um exército e cada um ganhava uma carta com um objetivo? Alguns jogadores tinham como objetivo conquistar 24 territórios, outros tinham como objetivo destruir um exército de cor diferente.  Imagine que você esteja jogando o war e recebeu uma carta onde seu objetivo é conquistar 24 territórios, mas você só possui peças em 16 territórios diferentes, faltam oito territórios certo? Nesse momento alguns jogadores simplesmente jogariam os dados e deixariam o jogo rolar, outros mais inteligentes, desenhariam uma estratégia para conquistar esses oito territórios que faltam de forma mais rápido e sem perder as peças que já estão ocupando um território qualquer. No Marketing, não é diferente, você pode acordar todos os dias e fazer diversas atividades sem um planejamento prévio, ou pode dedicar algumas horas para montar um planejamento, definindo muito bem os objetivos que pretende atingir e quais estratégias e ações táticas vai executar.

Se seu objetivo for aumentar as vendas no curto prazo, você precisa desenhar estratégias que ajudem a atingir esse objetivo. Assessoria de imprensa por exemplo e anúncios em jornais e revistas não seriam interessantes. Desenvolver um catálogo de produtos ou até mesmo um folheto para enviar para empresas ou participar de eventos, ajudaria muito mais, pois o assessor enviaria um release para um ou vários jornalistas. E esses por sua vez decidiriam se publicariam ou não. Com o catálogo ou o folheto impresso, você geralmente enviaria para clientes que já compraram no passado ou para novos clientes em potencial, e dessa forma, aumentaria as vendas em um curto espaço de tempo.

Acima foi apenas um exemplo básico e claro, que dependendo da complexidade do seu negócio, você vai precisar sim de mais tempo e indicadores que te ajudem a definir melhor quais os objetivos e quais as estratégias pretende traçar para o marketing de sua empresa.

Plano de ação

Na minha opinião, a melhor forma de definir o plano de ação é usando o 5w1h, que é uma sigla inglês para Who, What, Where, When, Why e How traduzindo seria Quem, O que, Onde, Quando, Por que e Como. Veja um exemplo melhor abaixo onde o objetivo seria aumentar o tráfego no site e a estratégia seria investir em Marketing de Busca:

 

Quem O que Onde Quando Por que Como
Gustavo Otimizar landing page produto X. No website da empresa. Segunda-feira. Porque tendo a landing page melhor posicionada, os usuários acessam e visualizam mais. Acessando mais, geram mais tráfego para o site. Usando técnicas de otimização Onsite.

E você? Já começou a montar o planejamento de marketing de sua empresa? Aproveita que o ano começou e organize suas ideias de forma estruturada que no médio e longo prazo você verá um retorno fantástico. O assunto Planejamento de Marketing é muito vasto e fique tranquilo que falaremos mais sobre isso por aqui.

Abraços e até a próxima,
Gustavo Loureiro