Segundo o SEBRAE, a falta de planejamento, deficiências na gestão e até mesmo o comportamento empreendedor, são as principais causas de fracasso e encerramento de operação nos primeiros anos de negócio. Foi pensando nisso que resolvi trazer uma ferramenta que pode ajudar muito na análise de cenário para você usar em sua gestão ou planejamento estratégico. Caso tenha feito um curso de administração ou marketing, provavelmente você já escutou falar sobre a Análise SWOT ou em Português, Análise FOFA.

Por ser muito simples, você pode usar a análise SWOT em qualquer tipo de análise de cenário, seja um blog, um e-commerce ou uma revenda de cosméticos. Além do mais, essa ferramenta é bem menos complexa que outras ferramentas estratégicas. Caso já tenha começado um negócio, mas não tenha feito ainda a análise SWOT, recomendo parar um pouco e aplicar essa ferramenta em sua empresa. Se planejando o negócio hoje em dia, as empresas já encontram muita dificuldade, imagine sem planejamento. A aplicação da Análise SWOT num processo de planejamento pode representar um impulso para a mudança cultural da organização.

SWOT é a sigla em inglês para Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças. Veja a imagem abaixo:

Análise SWOT

O ambiente interno da empresa é algo que a algo que pode ser controlado pela diretoria e equipe de gestores da empresa. Já o ambiente externo, não pode ser controlado. Mas de qualquer forma, precisa ser monitorado, pois dessa forma, conseguimos aproveitar as oportunidades e evitar as ameaças existentes ou até mesmo conseguimos nos planejar para sobreviver diante das ameaças existentes.

Aqui na Gráfica Online, em 2014, nós fizemos uma análise SWOT para entender as nossas forças, fraquezas, oportunidades e ameaças, mas como nosso negócio é muito específico, resolvemos explicar de forma mais interativa a dinâmica de uma SWOT.

O vídeo abaixo, feito pelo pessoal da LUZ, explica bem e em apenas sete minutos como usar a análise SWOT em seu planejamento estratégico.

 

 

Para fazer a análise SWOT em sua empresa, minha sugestão é começar pelo ambiente interno, pois você conhece melhor e consegue inclusive controlar com mais eficácia. Mapeando suas forças e fraquezas, faça um levantamento de como está o ambiente externo. Faça uma análise do cenário econômico, o que está sendo previsto em nível de oportunidade e ameaças e claro, cuidado com as especulações.

Outro vídeo do pessoal da LUZ conta em menos de dois minutos, a história de uma empresa que usou a SWOT para conseguir resultados impactantes em seu negócio.

 

 

A análise SWOT não é a única forma de planejar a estratégia de sua empresa, existem outras ferramentas tão boas e até mais complexas, mas caso não tenha sentado para planejar o seu negócio, acredito que seja um bom começo. Entenda que feito é melhor que bem feito e muitas vezes a gente deixa de planejar em busca da ferramenta estratégica perfeita, mas como vimos mais acima, as ameaças sempre existem e o momento que estamos vivendo é muito complicado para os que planejam, imagine para os que não estão planejando seus negócios. Tenha isso em mente e entenda que uma ou duas horas dedicas ao seu planejamento com sua equipe são melhores que meses ou anos procurando um novo emprego, caso seu negócio não dê certo.

A gente sempre gosta de dizer que não tem tempo para fazer planejamento, mas antes gastar tempo com um planejamento inicial, do que arrumar tempo para refazer o que foi feito errado. Pense sobre isso!

Abraços e até a próxima,
Gustavo Loureiro