Olá pessoal, tudo tranquilo? Todo mundo animado com início do ano e agora sim de verdade? Espero que sim, mesmo que você não goste de carnaval, espero que tenha aproveitado para descansar bastante e tenha recarregado as energias. O texto de hoje não é sobre carnaval e sim sobre como definir uma Meta SMART, já que o ano está começando de verdade, vamos falar sobre algo que pode ajudar você em seus negócio o ano de 2016 todo. SMART significa inteligente, mas aqui no nosso texto, META SMART, não significa literalmente uma meta inteligente, pois na verdade SMART é um acrónimo para:

  • Específico;
  • Mensurável;
  • Alcançável (atingível);
  • Relevante;
  • Temporal.

Meta SMART, serve para ajudar executivos a traçarem melhor seus objetivos no médio ou longo prazo. Lembrando que trabalhando com estratégia ou com marketing, quando não se sabe o objetivo que deseja atingir, qualquer caminho serve. Tenha sempre bem definido o objetivo estratégico ou de marketing que você deseja e faça com que isso faça porte da empresa.

O S que corresponde a eSpecífica. Quer dizer que esta meta obrigatoriamente tem que ter especificidade naquilo que se quer atingir, com números e dados. Exemplo: aumentar as vendas no próximo semestre em 15%. Ou, ainda, atingir ticket médio mensal de R$ 500,00 em minha loja virtual. Outro exemplo interessante seria: reduzir gastos com marketing em 5%. Jamais poderemos escrever metas de forma ampla como “aumentar as vendas”. A falta de informações específicas, como números, que estejam formalmente escritos e compartilhados com os colaboradores, impede que se tracem planos mais específicos para o tamanho do desafio em questão e, consequentemente, as metas não serão mensuradas e atingidas.

Se você não sabe quanto exatamente quer vender, mas define que sua meta é aumentar as vendas, tendo uma nova venda, você atingiu o objetivo de aumentar a venda. Mas por não estar sendo específico, na verdade você está mensurando de forma errada e querendo ou não, foi uma meta muito fácil de atingir, concorda? Por isso é importante pensar em META SMART.

Veja com mais detalhes, como funciona a META SMART

O M, de mensurável, quer dizer que, para toda meta escrita, é preciso determinar o indicador pelo qual iremos verificar sua evolução durante todo o período, sejam meses ou anos e também a fonte oficial de medição deste indicador. Retornando ao exemplo das vendas: o indicador seria o valor do faturamento apurado todos os meses, cuja fonte deve ser o sistema que a empresa utiliza para faturar seus produtos ou serviços. Já no caso do ticket médio, a métrica é composta de dois indicadores, o faturamento dividido pelo número de pedidos. Desta forma, você consegue saber quanto cada visitante ou cliente, em seu site ou seu comércio tradicional, comprou em média.

O A que corresponde a atingível ou alcançável, significa dizer que metas precisam ser ousadas, porém dentro de uma realidade possível. Do contrário, isso vai provocar desmotivação e desistência precoce entre o time envolvido. Para estabelecer metas de vendas, por exemplo, não se pode arbitrariamente definir uma meta de dobrar ou triplicar de um mês ou ano para o outro se o mercado não acompanha esse crescimento. A melhor forma de definir metas agressivas, mas ao mesmo tempo alcançáveis é fazendo um acompanhamento do histórico de crescimento de vendas da empresa nos últimos meses ou anos e analisando o crescimento do seu mercado e concorrentes.

Com o Brasil em crise, por exemplo, nós aqui na gráfica online, definimos para os primeiros meses desse ano que vamos vender entre 10% e 15% a mais que a média mensal do ano anterior (2014). É uma meta bem conservadora, mas ao mesmo tempo possui grandes desafios, pois os três primeiros meses do ano são de pouca procura por impressão na indústria gráfica.

O R, que significa que cada meta precisa ser realmente relevante para o objetivo coletivo da empresa. As metas desdobradas para cada pessoa nos mais variados níveis precisam de alguma forma colaborar na mesma direção dos objetivos estratégicos, cada um dentro do seu escopo de trabalho. Imagine por exemplo como estabelecer uma meta para o webdesigner, que no fim das contas será importante para atingir a meta de vendas de uma loja virtual. Ele poderia ter como meta a entrega de um novo layout para a landing page, onde teria que pensar um novo visual com diversas melhorias na experiência do usuário e que servirão de base para a equipe de marketing e vendas avaliar os resultados das melhorias implementadas.

Por fim, nós temos o T de tempo, que quer dizer que toda meta precisa de um prazo definido. Não podem existir metas sem datas para acontecer, do contrário elas perderão a prioridade dentro da rotina de trabalho.

Então, como estão as suas metas?

Espero que este texto ajude!

 

Grande abraço e até a próxima,
Gustavo Loureiro