O design entra em cena quando se trata da divulgação de eventos, produtos ou serviços. E o primeiro passo é decidir qual peça de comunicação será utilizada. Esta escolha deve ser feita de acordo com a sua estratégia de marketing, pois o conteúdo, o formato e a apresentação visual são elementos importantes para o sucesso de uma campanha. Mas se por acaso você ainda não tem certeza se precisa de um folder ou de um folheto, continue a leitura e conheça um pouco mais sobre estas produções criativas.

O que é um folder?

O folder é um material publicitário impresso e dobrável.

O que significa folder?

A palavra inglesa folder significa “dobrador”, em tradução literal. O nome faz sentido já que a principal característica desta produção são dobras na vertical ou horizontal.

Exemplos do uso do folder

Como esta peça permite incluir conteúdos mais extensos, a impressão de folder é indicada quando a empresa quiser exibir seu portfólio de produtos ou serviços ou fazer uma apresentação institucional, com uma alta qualidade do produto final.

Outro uso bastante comum desta peça são as grandes campanhas, que exigem arte de alta qualidade para promover um produto ou serviço.

O que é folheto?

Folheto corresponde a uma peça de comunicação normal, impressa em papéis de menor espessura, com uma quantidade pequena de informações e cuja arte tem uma apresentação mais singela. Assim como o folder, o folheto também pode ser impresso com dobras.

Exemplos do uso do folheto

O cliente pode escolher a impressão de folheto quando quiser uma ampla distribuição, com baixo custo por unidade impressa, uma vez que não tem tanta qualidade como o folder.

Um exemplo de finalidade envolvida em imprimir folheto é fazer propaganda nas ruas. Neste caso, é necessário garantir um volume considerável de cópias do folheto.

Qual a diferença entre folder e folheto?

A principal diferença está na finalidade.

O folder pode ser usado para mostrar portfólios de produtos e serviços, educar o mercado, apresentar a empresa ou para realizar algum outra atividade de marketing que exija uma produção de alta qualidade.

Já o folheto é escolhido quando o objetivo envolve publicidade de amplo alcance.

Outros detalhes que também distinguem as duas produção são:

  • Qualidade da arte: o folder possui uma qualidade maior que a do folheto e, por isso, é dotado de um design mais elegante e criativo.
  • Espessura: o papel utilizado para imprimir folder pode ser mais espesso a fim de garantir qualidade e durabilidade melhores que as do folheto.
  • Quantidade de conteúdo: pode abrigar um conteúdo bem mais extenso, pois seu tamanho é maior que o de um folheto.

Como uma gráfica de impressão online pode te ajudar?

A impressão de folder online é uma ótima alternativa para solicitar um serviço de impressão eficiente. Por quê? Porque etapas como orçamento, pagamento e envio de arte podem ser feitas pela Internet, sem que o cliente precise ir até o local da gráfica.

Os serviços de impressão online otimizam o tempo, evitam deslocamentos e ainda garantem segurança no pagamento. O mesmo é válido para a impressão de folheto online, que não deixa de ter sua relevância nas estratégias de marketing.

De posse destas dicas, agora você já tem uma boa ideia de qual peça escolher para a sua próxima ação de publicidade. Lembre-se que o importante é optar pela produção que esteja de acordo com os seus objetivos.