Entenda mais sobre este impresso e saiba as diferenças entre ele e os flyers, panfletos e folhetos:

A palavra folder vem da língua inglesa e pode ser traduzida como folheto “dobrado”. Este impresso costuma ter uma ou mais dobras, contendo um mix de imagens ilustrativas e texto, geralmente anunciando um produto ou serviço, e rico em detalhes, visto o vasto espaço deste impresso para inserir informações. A palavra folder pode ser melhor entendida se analisarmos ao pé da letra, onde fold significa dobra em inglês, por isso tratamos os folhetos dobrados com este nome no mercado gráfico.

No mercado gráfico, os folders costumam se diferenciar dos folhetos convencionais e também dos panfletos. O folder, como o nome sugere, apresenta uma ou mais dobras, geralmente uma capa, dando destaque para a marca do anúncio e com a informação principal; E logo nas páginas remanescentes do folder, são apresentadas demais informações pertinentes ao anúncio e no verso costuma constar informações de contato, como endereço, número de telefone, e-mail, etc.

Existem praticamente dois tipos de folders, o promocional e o institucional, onde o promocional é adequado para promover um determinado produto ou serviço; e o institucional é utilizado para a divulgação dentro de uma instituição, como empresas, parques, clubes, entre outros.

Se você caiu aqui em busca de imprimir folder, mas não possui grandes conhecimentos sobre informática, design ou sobre impressos em geral, fique tranquilo, vamos dar aqui algumas dicas para que você consiga se comunicar com o designer que você contratará para desenvolver a arte de seu folder e também com sua gráfica que irá imprimi-lo:

1. Existem vários formatos de folders, dentre eles, temos: A3, A4 e A5 com uma dobras, além do formato A4 com duas dobras.

2. O folder geralmente possui várias opções de gramaturas para você utilizar, escolha a que mais lhe agradar.

3. Não confunda flyer com folder, o flyer geralmente é feito para “voar”, como seu nome traduzido. Ele geralmente é menor que um folder (tamanho A5 ou A6), costuma ser impresso sem dobras e em menores gramaturas.

Então está dada a dica, precisando de um impresso prático e simples que comporte uma quantidade maior de informações sobre seu produto ou serviço? Pode imprimir folder, que você estará mais do que satisfeito com o resultado!