Produzir um material gráfico de qualidade depende de um longo processo que passa por várias etapas antes de enviar o produto para uma gráfica online. Para se chegar a um resultado profissional e causar uma boa impressão ao seu público é fundamental começar pela escolha adequada dentre os vários tipos de papel para impressão de folheto, panfleto, folder ou flyer.

Cada tipo de papel tem caraterísticas que interferem diretamente no efeito visual e tátil do material de divulgação, como gramatura, textura e cor, o que é muito importante observar ao imprimir panfleto online.

A gramatura é basicamente o peso por metro quadrado do papel, em gramas (g/m²). Quanto maior a gramatura, mais pesado é o papel e mais espessa é a folha. Essa característica interfere diretamente na transparência do papel, o que pode afetar principalmente impressão de folder em materiais com informação em frente e verso. Para materiais gráficos como folders, panfletos e flyers, as gramaturas mais utilizadas geralmente estão entre 115 e 150 g/m².

A textura está relacionada à rugosidade da superfície do papel, podendo ser lisa, enrugada, telada entre outras. É outro aspecto importante para analisar antes de mandar imprimir flyer online, pois afeta não só a sensação do toque, como também a qualidade da impressão. Quanto mais lisa a textura do papel, melhor é a qualidade e a resolução da impressão de panfleto ou outro material.

Ao mandar imprimir folder online é importante verificar a cor do papel, pois ela também afeta o resultado final do trabalho. Geralmente o papel é branco, mas pode também ter tons de marrom, caramelo e amarelo, que podem interferir na composição de cores da impressão.

Além disso, o papel ainda pode receber algum tipo de acabamento, como o verniz, ou a laminação, que consiste na aplicação de uma camada de filme plástico sobre o papel. Esse acabamento aumenta a durabilidade da impressão, pois protege a superfície do papel. Além disso pode dar efeitos de brilho e realçar cores e alguns elementos da impressão ao imprimir folheto online.

A escolha entre os vários tipos de papel para impressão de panfleto está relacionada à qualidade e ao efeito que se deseja para a impressão, e os mais comuns para esse tipo de material gráfico são o off-set e o couché.

O papel off-set é um papel branco, liso, encorpado e fosco. Normalmente, sua gramatura vai de 70 a 180 g/m² e é recomendado para panfletos e folhetos mais simples, que não exigem tanto acabamento. Pelo baixo custo é indicado para impressão de folheto.

Já o papel couché é mais resistente que o off-set, também tem textura lisa, mas mais suave ao toque. É o mais indicado para impressão de flyer, folders e panfletos, que exigem uma qualidade de impressão melhor, pois tem maior capacidade de retenção de tinta, proporcionando maior nitidez e detalhamento. Pode receber acabamento com brilho ou fosco. A gramatura recomendada é de cerca de 150 g/m² para flyers, podendo usar gramaturas menores para panfletos e folders.

Com a escolha adequada do tipo de papel antes de enviar para uma gráfica online, a garantia de se obter um resultado com boa nitidez e qualidade é muito maior.