O que é Laminação BOPP? Qual a diferença entre Laminação Brilho e Fosca?

De acordo com uma publicação lançada no final de 2017, a Associação Brasileira da Indústria Gráfica – Abrigraf (entidade que representa mais de 19 mil empresas no segmento gráfico do país) os impressos promocionais estão, atualmente, alcançando quase 9% de toda a produção do setor no Brasil. Já os cartões de visitas superam os 3%.
Mesmo diante de toda a competitividade do mercado, onde todos tentam se evidenciar de alguma maneira, talvez nem todos tenham se dado conta ainda de que investir em materiais gráficos de qualidade pode ser o diferencial necessário para sobressair à concorrência.

Para se destacar dos demais, é fundamental contar com um profissional que contribua com a criação de peças visualmente atrativas e que consigam transmitir as informações de maneira objetiva e clara ao público alvo desejado. Além disso, explorar acabamentos que venham a enobrecer o material, como o tipo de laminação aplicado no impresso, trará o toque de sofisticação necessário que permitirá grande valorização do produto final.

Valorizando produtos com acabamentos

A laminação BOPP é uma película plástica altamente resistente, devido a sua maior espessura, utilizada para revestir por completo os impressos proporcionando ao material maior proteção e resistência. Pode-se dizer que o objetivo de preservação é a única característica que se assemelha a plastificação, uma vez que a laminação é aplicada no tamanho exato do material e não pode ser removida sem danificar a camada de papel que fica por baixo.

Há opções de laminação brilho e laminação fosca para este tipo de acabamento. Segundo especialistas, a opção fosca é muito utilizada por quem busca um material com aspecto mais discreto e elegante. Outro ponto favorável é o toque sedoso que este modelo de acabamento confere aos impressos minimizando marcas de dedos, arranhado ou sujeira.

Ao contrário da laminação brilho, a laminação fosca é mais recomendada para artigos cujo fundo seja chapado e sem detalhes, pois sua natureza opaca, apesar de ajudar a amenizar defeitos, atrapalha na definição de pequenos elementos. Algumas das principais aplicações são feitas em capas de agendas, cartões de visitas e calendários.

O verniz UV, entre outros acabamentos, pode ser usado juntamente com a laminação BOPP que servirá como base, sendo o verniz UV um elemento que age como proteção contra desbotamento conferindo mais brilho aos impressos em geral para um melhor resultado.

Em resumo, a laminação BOPP é uma ótima maneira de enriquecer visualmente seus materiais gráficos e proporcionar a durabilidade necessária dos impressos para que o cliente tenha sempre em mãos os dados de sua empresa.

O que você achou das dicas? Conseguimos lhe ajudar? Compartilhe conosco!