Hoje eu gostaria de falar em fatores críticos de sucesso para a sua empresa e como gerenciar isso. Mas antes de entrar no assunto do título, gostaria de falar um pouco sobre ter um negócio que seja voltado para o seu cliente ou para o seu público-alvo.

Uma das atitudes mais estranhas que vejo nos dias de hoje, é o empreendedor que abre um negócio esperando que o cliente vá se adaptar ao negócio dele. Esse perfil de empreendedor acaba sofrendo um bom tempo com poucas vendas e baixo ticket médio, pois na sociedade que vivemos hoje você tem duas alternativas: Ou você valida um mercado e entende que existe uma demanda para um determinado produto e isso só é feito com o feedback de um potencial cliente ou você acaba refazendo a estratégia 300 vezes e um dia vai morrer.

Se você vende água em um domingo no parque de muito sol, você está vendendo algo que todos querem e precisam naquele momento, ou se você vende o famoso PF (Prato Feito), em um restaurante onde diversas empresas próximas empregam diversos funcionários, é bem provável que seu restaurante vai estar sempre cheio. Mas se você vende um produto como software, livros ou por exemplo, cartão de visita, entenda que seu produto não tem a mesma relação que um sapato e uma mulher.

Ficou confuso? Vou explicar melhor…

Uma mulher pode ter diversos pares de sapatos guardados no armário, mas vai comprar mais um porque na vitrine do shopping existe um modelo amarelo com bolinha verde que ela ainda não tem. Se você conhece cinco ou mais mulheres com esse perfil, fique tranquilo, isso é normal.

O que eu estou tentando explicar é que se seu produto não é um sapato, ou seja, não é comprado por impulso, você não pode ter o cliente como inimigo. Isso seria um tiro no pé e foi exatamente pensando nesse cenário que nós aqui na gráfica online pensamos em diversas formas de criarmos um relacionamento mais ao longo prazo e duradouro com nossos clientes potenciais. Nós estamos sempre prontos para atender os nossos clientes da melhor forma possível e com a melhor qualidade de impressão, mas em alguns casos, esse pedido pode demorar um pouco mais de tempo para ser feito e é exatamente por isso que criamos maneiras de nos relacionarmos melhor com nossos clientes. O objetivo é estarmos sempre na mente deles.  Não estou sugerindo que você seja chato e nem que fique enviando aqueles e-mails do tipo: Compra por favor… Pois, como já falei, no nosso caso e talvez também seja o seu caso, o cliente vai comprar quando realmente precisar.

Faça com que seu cliente seja grato a você

Se você sempre oferecer algo bom e útil ao seu cliente, mesmo que não seja um desconto ou um produto cortesia, você acaba criando com o cliente o sentimento de gratidão. Outro dia fui comprar uma blusa em uma loja e o vendedor foi bem atencioso comigo, me deu diversas orientações e dicas sobre estampas, como cuidar e lavar, entre outras dicas. O preço nem era o mais barato, mas a forma como eu fui tratado foi tão diferente que resolvi levar o produto com aquele vendedor.

Agora voltando aos fatores críticos de sucesso em um negócio.

Quando você vende algo, seja em uma loja física ou em um e-commerce, existem diversos fatores que vão fazer com que seu cliente compre com você e não compre na loja ao lado, ou na loja do próximo clique. Crie uma lista com os fatores críticos de sucesso para o seu negócio. Em resumo, você deve listar o que é crítico / fundamental para que seu negócio possa funcionar e gerar vendas. Tendo essa lista em mãos, leve isso aos seus colaboradores. Deixe claro que ali estão os fatores críticos de sucesso do negócio e como cada um pode fazer para que aquela lista não deixe de funcionar.

Os fatores críticos de sucesso, são aqueles fundamentais para seu negócio obter sucesso. Segue abaixo uma lista com alguns fatores críticos de sucesso para uma loja virtual:

  • Site rápido e fácil de navegar (hospedado em um bom servidor e com boa usabilidade)
  • Presença no ambiente online e offline (marketing)
  • Bom atendimento
  • Variedade de produtos
  • Prazo de entrega

Dependendo do seu negócio, essa lista pode ficar maior e mais específica, esses são fatores críticos genéricos para uma loja virtual. Faça a sua lista e converse com sua equipe, quanto mais organizado e mais alinhados seus colaboradores estiverem, melhor para o seu negócio.

Abraços e até a próxima,
Gustavo Loureiro