Continuando com nossa série de dicas para ajudar você a imprimir com tranquilidade em uma gráfica online, hoje veremos a importância de manter seu workspace organizado para otimizar o seus arquivos para impressão. Pode parecer pouca coisa, mas manter seu artboard (prancheta) organizado pode fazer muita diferença no desenrolar da impressão offset.

Tanto para organização de seu trabalho, quanto para a gráfica que irá imprimir seus arquivos, nunca deixe elementos que não fazem parte da impressão dentro do arquivo que será enviado para a gráfica. Além de deixar o arquivo mais carregado (pesado), os elementos dentro do arquivo podem vir a atrapalhar o trabalho do setor de pré-impressão. E, desta forma, aumentando o retrabalho e o prazo de entrega do mesmo. Afinal, o processo será mais rápido se a gráfica receber um arquivo mais leve e tiver que perder tempo limpando o que vai para impressão ou não dentro do arquivo.

Otimize seus arquivos e tenha um workspace organizado

Vetores e imagens fora da prancheta (artboard) ou linhas guias aplicadas durante a criação do arquivo devem ser removidas do arquivo final que foi fechado para enviar a gráfica. Assim, fica mais fácil para a gráfica e até mesmo para você realizar ajustes em sua arte, caso seja necessário. E se a gráfica vier a precisar de seu arquivo aberto para utilizar na impressão, assim será mais fácil de utiliza-lo.Portanto, ao criar sua arte para a impressão em uma gráfica online, ou mesmo em uma gráfica tradicional, pense sempre e como é possível otimizar o trabalho da gráfica à partir do seu. Pois assim, você acaba criando um link entre um bom trabalho executado por você e um bom trabalho executado pela gráfica. Fazendo assim, com que ambas as partes tenham um trabalho muito mais produtivo e otimizado.