Aqui temos outra “fonte” de problemas (trocadilho genial, certo?) que comumente acontece na hora da impressão. Sua gráfica pode ter a necessidade de alterar uma grande quantidade de texto, na maioria destes casos, ela irá solicitar a fonte utilizada na arte, caso você esteja utilizando uma fonte não convencional, que a gráfica não tenha. Mas este não é um processo simples, você precisa embutir o arquivo da fonte na arte que foi “fechada” para impressão. Só assim, a gráfica terá liberdade para ajustar os textos de seu arquivo, caso exista a necessidade. Mas fique tranquilo, se você não possuir conhecimentos técnicos, basta utilizar as fontes convencionais de impressão que já vêm instaladas em seu computador. Como por exemplo, Arial, Verdana, Lucida, Times New Roman, entre outras.

Caso você tenha conhecimento de como anexar a fonte ao arquivo de impressão, a forma de obtenção de fonte pode ser feita em sites que realizam a venda de fontes. Esta é a forma mais segura de obtenção de fontes de qualidade para sua arte. O e-commerce Lino Type é um website seguro, com bons preços e ótima qualidade visual em suas fontes. É uma recomendação, caso você ainda esteja em busca de onde comprar, ou de qual fonte comprar para sua arte.

O tamanho da fonte também importa

O tamanho do texto é muito importante também. Para que a fonte apresente boa leitura em impressos pequenos, como um cartão de visita (90x50mm), utilize sempre um tamanho de fonte maior que 7 pontos para fontes com apenas 1 pigmento de cor, como por exemplo:

C=0, M=0, Y=0, K=85 | C=45, M=0, Y=0, K=0 | C=0, M=63, Y=0, K=0

Se for trabalhar em um impresso pequeno com mais de um pigmento em seu texto, utilize tamanhos maiores de fonte, como o tamanho 10pt. Evite também utilizar fontes muito finas e/ou cursivas. As fontes Arial, Verdana e Lucida, citadas acima, possuem um bom corpo para impressão, já a Times new Roman, é um pouco mais fina, e com certeza daria problemas se impressa com mais de um pigmento, mesmo com um corpo de 10pt.

Então, não trabalhe com textos pequenos e mais de um pigmento em impressos com dimensões semelhantes à de um cartão de visita (90x50mm), pois a chance de causar complicações na impressão, como perda de leitura e borrões (devido ao excesso de tinta em uma pequena área) é alta.

fonte imagem

Exemplos de fontes com mais de um pigmento que devem ser evitadas:

C=65, M=0, Y=0, K=35 | C=85, M=18, Y=0, K=16 | C=30, M=16, Y=60, K=5

Para impressos maiores, como um A5 ou maior, siga as normas de tamanho de fonte da ABNT, são regras criadas para que a leitura seja a melhor possível para os usuários. Desta forma, a fonte terá uma boa visibilidade e seus clientes não terão dificuldade de visualizar as informações em seus impressos.