Os principais materiais impressos para empresas

Os tempos de monopólio acabaram – a concorrência é livre. Cada consumidor, em qualquer segmento, tem a possibilidade de pesquisar minuciosamente qual empresa tem a visão e o produto ou serviço mais compatíveis com o que ele procura. As empresas, portanto, devem pensar na qualidade do que estão ao mercado. Ainda: se quiserem aumentar suas chances de melhor posicionamento e destaque no cenário atual, precisam também apostar em uma boa identidade visual.

A identidade visual de uma empresa é o conjunto de elementos e símbolos pelos quais o público-alvo vai estabelecer seu primeiro contato. A marca, o logotipo, o slogan, as cores e as fontes são alguns dos aspectos que, se bem pensados e desenvolvidos, ajudam a estabelecer a identificação da empresa com o seu público.

Quando bem-sucedida, essa relação acontece de maneira quase automática: basta uma combinação de cores ou o design diferente de uma simples letra para remeter a um determinado produto ou serviço.

O papel ainda é importante?

Sim, papel é fundamental. Embora cada vez mais os processos do cotidiano sejam informatizados, uma empresa sempre vai precisar lidar com fornecedores, clientes, parceiros de forma mais direta.

Nesse quesito, os materiais impressos são essenciais. Um cartão de visita elegante, um folder bem diagramado e um catálogo de produtos otimizado, por exemplo, oferecem uma experiência palpável muito mais pessoal do que um e-mail marketing. E esses são só alguns exemplos do tipo de material que uma empresa precisa ter.

Cartões de visita são excelentes ferramentas de networking. Em reuniões de negócios, eventos empresariais e feiras você não vai ter tempo de abordar todas as pessoas com quem pretende estabelecer alguma relação comercial e coletar e-mails para criar um mailing. Mas, com certeza, vai poder distribuir cartões de visita que mostrem sucintamente quem é você, qual é o seu ramo de negócio, o que a sua empresa tem a oferecer e como contatá-la.

O folder (ou folheto) é um material promocional impresso, com conteúdo frente e verso, com dobras e geralmente com mais de duas páginas, podendo até ter mais em alguns casos. É muito utilizado em apresentações corporativas justamente porque é capaz de trazer bastante conteúdo em um formato prático e elegante. Como os folders são fáceis de manusear, a ideia é que o cliente ou parceiro tenha, literalmente na palma da mão, a visão da empresa e os principais produtos e serviços que oferece.

Credibilidade e profissionalismo

Além de apresentar e posicionar sua empresa no mercado, a identidade visual representada nos materiais impressos também reforça a credibilidade de um negócio dentro do segmento.

O papel timbrado, por exemplo, é muito utilizado em correspondências, memorandos, ofícios, pedidos, orçamentos, entre tantos outros documentos. Utilizar papel timbrado demonstra que sua empresa se preocupa com os detalhes e transmite confiabilidade. Esses fatores, com certeza, vão ajudar a expandir e valorizar o seu negócio.

E se a ideia é expandir e fidelizar uma base de clientes, os catálogos são também excelentes ferramentas. Como o objetivo é despertar o interesse e o desejo de consumo pelos produtos e serviços oferecidos pela sua empresa, os catálogos têm uma elaboração mais delicada. Eles são também um investimento com resultados melhores e mais duradouros, já que o usuário vai querer tê-los sempre por perto para eventuais consultas.

Cuidado com a qualidade

Uma identidade visual bem definida só funciona quando é construída com critérios de qualidade. Não é viável deixar que o material impresso que representa uma empresa faça o seu público questionar a qualidade do produto que é oferecido.

Meio século trabalhando no mercado gráfico foi um tempo mais que suficiente para desenvolver um rigoroso controle de qualidade no serviço que oferecemos aos nossos parceiros. Esse controle começa na escolha do papel, passa pela escolha e prova de cores até a impressão final. Na nossa profissão a gente sabe bem que a primeira impressão é realmente a que fica“, explica Roberto Eskenazi, sócio da Gráfica Eskenazi, empresa que há 60 anos está presente no mercado de indústrias gráficas do Brasil.

Além de uma loja física em São Paulo, com parque gráfico próprio e uma infraestrutura de 12.000 m², a Gráfica Eskenazi possui uma loja online onde clientes do país inteiro podem conhecer todos os serviços oferecidos.

Rapidamente e sem burocracia, é possível escolher o produto que você precisa com a qualidade que pensou para representar sua empresa. E para facilitar sua experiência, você pode solicitar um kit de amostras grátis para conhecer os produtos e tirar dúvidas através de um telefone exclusivo: 0800 772 1818. Quer saber mais? Acesse: www.LojaGraficaEskenazi.com.br.