Você que gosta de Marketing, trabalha com isso ou simplesmente é um entusiasta do assunto, já deve ter ouvido falar em 4Ps do Marketing, Variáveis do Ambiente Interno, Marketing Mix ou Composto do Marketing. Todos esses nomes significam a mesma coisa.

Você pode montar a estratégia da sua empresa baseado no composto do marketing, mas para isso, você precisa de um bom conhecimento sobre o seu mercado. Os 4Ps do Marketing, como são conhecidos, são variáveis controláveis que influenciam a forma como os consumidores vão responder ao mercado.

Jerome McCarthy, foi o homem que criou essa faceta, mas quem tornou esse termo muito popular foi Philip Kotler, um dos profissionais e autores mais conhecidos e reconhecidos no mundo do Marketing. Se em posts anteriores nós já falamos em estratégias de marketing e também falamos especificamente sobre Análise SWOT, agora estamos revisitando um outro tópico de marketing que pode ajudar e muito você e seus negócios. Se você é um profissional de marketing, provavelmente já ouviu falar em composto de marketing, mas ter ou não usado onde você trabalha já é outra história.

Vamos conhecer então os 4Ps do Marketing?

1) Produto: Se relaciona com as características que o produto ou serviço da sua empresa terá. Aqui é importante definir tamanhos, cores, tipos de voltagens etc. Ou seja, todas as funcionalidades de uma maneira geral do que está sendo oferecido.

2) Preço: Está relacionado a quanto e como será cobrado do cliente. Neste quesito, o produto pode ter um preço popular como água e arroz ou pode ter um preço para o mercado de luxo como relógios de marcas famosas. Pode ser cobrado uma só vez ou por mensalmente. Além disso, existem outras formas de trabalhar com preços, como preço psicológico, leilões, etc.

3) Praça ou Ponto: Estamos falando aqui sobre o local onde o produto será disponibilizado. Neste caso, pode ser on-line ou em lojas físicas. Prazos de entrega são importantes aqui também.

4) Promoção: Muita gente se confunde nesse ponto, achando que estamos falando literalmente de descontos, mas não é verdade. Estamos falando aqui das estratégias de divulgação utilizadas. Isso vai envolver tanto estratégias e ações on-line onde temos, por exemplo, os links patrocinados e social media, além de estratégias off-line, como impressos, anúncios em rádio, TV, jornais, entre outras possibilidades.

A definição do composto de marketing é essencial para implementar o posicionamento estratégico da empresa e conseguir impactar o público correto. Embora seja simples, para muita gente ainda é um conceito complexo. Portanto, vamos mostrar um exemplo prático com um produto bem conhecido de todos nós:

O Arroz

Mercado Alvo: Pessoas das mais diversas classes sociais que almoçam e jantam em casa ou em restaurantes.

Produto: Saco de arroz de 5kg ou de 1kg.

Preço: Entre R$3,25 e R$14,90 (depende do local onde você compra e da quantidade. 1kg é mais barato que 5kg.)

Praça: Supermercados em geral, pequenos comércios, padarias entre outros.

Promoção: Comercial na TV e Folhetos de supermercado.

Veja a imagem abaixo que explica melhor cada um dos 4Ps do Marketing

Além dos 4ps do Marketing, quando falamos na prestação de um serviço, temos os 4Ps e somamos a eles mais 3Ps. Sim, estou falando dos 3Ps do Mix estendido de serviço. Seriam eles: Pessoas (People), Evidências Físicas (Physical Evidences) e Processos (Process).

Para exemplificar melhor a aplicação destes três pês, imagine agora a Gráfica Online onde eu trabalho, que basicamente presta o serviço de impressão pela internet:

Produto ou Serviço: Impressão de material gráfico sem você sair de casa ou do seu escritório.

Preço: Depende do produto, mas temos preços bem competitivos com o mercado gráfico. Nosso cartão de visitas por exemplo custa R$39,00 para a quantidade de 250 cartões.

Praça: Atuamos na internet, não temos uma loja física, você compra usando um computador conectado com a internet.

Promoção: Nossa divulgação é feita mais pela internet usando campanhas de links patrocinados no google e no facebook. Mas temos o nosso kit de amostras, que é uma parte forte de nossa divulgação com material impresso. Realizamos campanhas de e-mail marketing também pelo canal online.

Pessoas: Aqui entra a parte de atendimento online, via chat, telefone ou por e-mail. Enviamos orçamentos, tiramos algumas dúvidas por e-mail e telefone. Temos um número 0800 para facilitar a comunicação e sempre que estamos atendendo, somos educados e sempre focados em ajudar nossos clientes.

Evidências físicas: Se o negócio onde você trabalha é uma clínica médica, sem dúvida essa clínica precisa ser limpa e bem cuidada. Seu cliente precisa entrar na clínica e se sentir bem, isso serve para um consultório médico, odontológico ou qualquer outra empresa que preste serviço como um restaurante por exemplo. Você gostaria de se sentar para comer em um restaurante sujo ou com ratos e baratas?

Como somos uma loja virtual, Evidências físicas estão relacionadas a parte referente ao nosso layout, estrutura e facilidade de navegação do nosso e-commerce. Se nosso site é fácil de navegar e é atraente, ou seja, faz com que as pessoas confiem que somos uma loja virtual séria e honesta, isso significa que a nossa parte de evidências físicas está indo bem.

Processos: Aqui em nossa loja virtual, ter os processos bem definidos é muito importante. Se trabalharmos sem processo de atendimento, verificação de arquivo, produção dos impressos, políticas de devolução, entre outros… Provavelmente teríamos muitos clientes insatisfeitos e como estamos no ambiente online, os nossos concorrentes estão a apenas um clique. Sabemos disso e por isso temos um cuidado muito especial com os processos da empresa.

Agora pense no seu negócio ou na empresa onde você trabalha e veja se é possível melhorar ou otimizar alguns desses Ps do Composto do Marketing. Esse tipo de atividade deve ser feita com certa frequência, ou sempre que você perceber que algo está saindo do trilho.

Grande abraço e espero que tenha ajudado,
Gustavo Loureiro