No texto anterior, nós aprofundamos um pouco mais sobre as peculiaridades do universo do Marketing de Busca, mas este texto aqui tem como objetivo passar algumas dicas para quem está tocando a parte de marketing da empresa e ainda conhece pouco sobre o assunto.

Etenda o Marketing de Busca:

O Marketing de Busca possui duas grandes áreas. A parte que você otimiza dentro do seu site e a parte que você otimiza fora do seu site, em inglês, estas duas partes são conhecidas como on site e off site. Há muito tempo atrás, para ter um site nas primeiras páginas do Google, bastava fazer pequenos ajustes. Escrever um monte de vezes, dentro do seu texto a palavra-chave que queria aparecer com bom posicionamento, escrever um META keyword e um META description e seu site sem dúvida apareceria bem posicionado no Cadê, Altavista e MetaMiner (BOL), lembra desses buscadores? Pois é, com o tempo, os buscadores e suas equipes foram ficando mais inteligentes e foram percebendo que muitos webmasters burlavam essas regras e além de aplicar essas técnicas de forma equivocada, eles ainda faziam o que conhecemos como black hat, ou seja, eles usavam um monte de técnicas não recomendadas pelos principais buscadores da atualidade e que inclusive podem fazer com que seu site seja punido.

Enfatizando o Marketing de Busca dentro do seu site, existem diversos critérios que podem influenciar para que seu site tenha uma boa posição no Google. Se você conseguir escrever a palavra-chave no título do site (dentro do comando <title> do HTML), se você conseguir registra um domínio que tenha a palavra-chave também ajuda. Caso não consiga, uma outra alternativa é criar uma landing page onde você coloque a palavra-chave.

Veja o nosso exemplo para as palavras “imprimir flyers” e “impressão de flyers”. Em cada uma das páginas você encontra essas palavras no comando title e na URL. Olhando o código HTML, também é importante ter a palavra chave nos comandos <Hn>, normalmente esses comandos são usados para títulos e subtítulos no código HTML de sua página. Se você estiver usando um gerenciador de conteúdo, provavelmente, CMS terá um espaço para determinar essas especificações.

Além disso tudo, não esqueça de usar um texto explicando muito bem qual a proposta de valor do seu negócio ou do seu produto e colocar algumas palavras-chave dentro deste texto. Mas lembre-se, eu disse algumas, o exagero de palavras-chave pode fazer com que seu site seja punido.

Outro fator importante para ajudar o usuário a decidir pelo seu site quando este estiver aparecendo na Páginas de Resultados dos Buscadores é o META description. Ter um texto de descrição é fundamental, não porque isso conte pontos para ficar na primeira ou na segunda posição do Google por exemplo, mas quando o usuário recebe uma página de resultados, seu site está lá e com uma boa posição, como você acha que o usuário vai decidir entre o seu site e o site que está acima ou abaixo do seu? Se você tiver uma boa descrição, é bem provável que o usuário escolha seu site.

Neste texto eu falei em apenas cinco fatores que podem ajudar sua página a ter um melhor posicionamento orgânico nos buscadores. Sim, os fatores são muitos e aqui você tem apenas algumas dicas para sair do básico e lembre-se: Feito é melhor que bem feito!

Espero que tenha ajudado e até a próxima,
Gustavo Loureiro