No texto anterior nós falamos muito superficialmente da importância de fazer marketing de busca para o seu negócio, mas ficou faltando aprofundar um pouco mais sobre o assunto e mostrar alguns exemplos de como aplicamos isso em nosso dia a dia aqui na gráfica online. Sendo assim, vamos começar do começo, explicando então o que é Marketing de Busca.

O que é o Marketing de Busca?

Embora eu acredite que você já sabe o que é o Marketing de Busca, não custa nada explicar para aqueles que estão chegando agora e lendo pela primeira vez o termo técnico, certo?

O Marketing de busca, nada mais é do que a atividade que você faz dentro e fora do seu site para conseguir que ele tenha um bom posicionamento nos mecanismos de pesquisa. Google, Yahoo e Bing, nada mais são do que mecanismos de pesquisa, e por isso existe um universo particular para fazer com que seu website, blog ou página de destino (landing page) fique bem posicionada por lá.

O que é uma SERP?

SERP é o acrônimo em inglês para Páginas de Resultados em Mecanismos de busca, ou seja, se você está em buscador e resolve pesquisar algo como um carro ou um imóvel para alugar, o buscador que está usando vai retornar para você uma SERP, ou seja, se você digitar: “Casa para alugar no Butantã”, o buscador vai retornar para você uma página com o resultado do que ele encontrou de mais relevante para essa pesquisa que você fez.

No seu negócio, é fundamental definir uma lista com algo entre 5 a 10 palavras-chave que você deseja estar bem posicionado. Quanto mais genérica for a palavra, mais complicado será o caminho para ficar posicionado nas primeiras páginas.

Só isso? Se for um site simples para apresentar a empresa de uma forma institucional sim, se for um e-commerce com diversos produtos não, nesse caso você pode definir uma lista maior de palavras para trabalhar o Marketing de Busca em seu site.

Outro fator importante para definir melhor as suas palavras-chave é entender como o seu público-alvo faz a pesquisa nos mais diversos buscadores como Google, Yahoo e Bing. Não adianta definir palavras nem genéricas e nem específicas demais. O ideal é entender mesmo como o seu target digita uma palavra-chave quando pesquisa uma corretora, uma casa para comprar, um carro para comprar ou até um eletrônico qualquer. Algumas pessoas acreditam tanto que o buscador é um oráculo que fazem perguntas quando estão pesquisando. Já vi coisas bem parecidas com “qual a loja que vende o vestido que a Helena (personagem de uma novela qualquer) estava usando na cena do casamento?”. Parece loucura, mas as pessoas fazem isso sim e quanto melhor você entender como é o comportamento de pesquisa do seu público alvo, melhor para o seu negócio.

Que tipo de palavra-chave escolher para as minhas ações de SEO?

Vamos imaginar que você esteja procurando um carro para comprar, ok? Aqui é importante entender que o cliente pode ter diversos momentos de evolução na pesquisa dentro do buscador. Ele pode pesquisar apenas por “carros” e conhecer as mais diversas possiblidades que o mercado oferece hoje ou pode pesquisar por “carro de uma marca específica” como a marca Honda ou Citroen, e pode também já saber qual o carro específico deseja comprar e digitar especificamente esse modelo, como por exemplo o Citroen C4. Para ter bons resultados em busca orgânica, eu sugiro não ser genérico, minha sugestão é ser mais específico, pois a competição nos buscadores para obter bons resultados orgânicos (a forma como denominamos os resultados não pagos) é muito maior que a competição nas buscas pagas (falaremos mais sobre isso depois, em outros textos).

Tendo as palavras-chave corretas que deseja usar em seu site e entendendo um pouco melhor como as buscas orgânicas funcionam, faremos uma pausa para explicar em outro texto quais os critérios de otimização em seu site são mais importantes quando se pretende obter um bom resultado em buscas não pagas.

Abraços e espero que tenha ajudado,
Gustavo Loureiro