No dia 31 de outubro, celebra-se mundialmente o Halloween (Dia das Bruxas) e você não pode deixar de aproveitar esta excelente oportunidade comercial para aumentar as vendas de seus produtos ou serviços, ampliar o relacionamento com seus clientes ou mesmo atrair novos públicos com comunicações impressas criativas e eficientes.

A popularidade do Halloween é significativamente maior em países de língua anglo-saxônica como Irlanda, Estados Unidos, Canadá e Inglaterra.

No Brasil, embora discreta, a data atinge públicos de todas as idades que divertem-se com as caveiras, com as fantasias de bruxas, com as decorações repletas de teias de aranha e com as tradicionais e assustadoras abóboras com feições humanas iluminadas com velas.

O Dia das Bruxas espalha-se por lojas, escolas, faculdades, bares, restaurantes, condomínios de prédios e por escritórios de empresas de diversos segmentos do mercado.

Confira abaixo algumas sugestões de como aproveitar o clima de terror da data para enfeitiçar seu público-alvo com materiais impressos:

 

Impresso para o Halloween #01: Cartão-postal

Os cartões-postais são muito utilizados nesta época, principalmente quando existe uma conexão da empresa ou do público com a data.

É comum receber cartões-postais desejando Feliz Natal, Boas Festas e Feliz Aniversário. Por que, então, não aproveitar os impressos gráficos para anunciar o Dia das Bruxas ou divulgar promoções relacionadas ao Halloween?

Outra sugestão para engajar com uma mensagem institucional é transformar sua empresa no cenário de um filme de terror.

Aproveitar as decorações físicas para encenar alguma situação aterrorizante e compartilhar com clientes e colaboradores internos.

 

Impresso para o Halloween #02: Cartaz

O medo, muitas vezes, antecede o filme em uma sessão de cinema.

Os cartazes que divulgam as estreias de terror afligem públicos de todas as idades e acabam funcionando como grandes convites para o thriller.

No seu negócio, os cartazes podem contribuir como uma peça de comunicação interna para anunciar o início do Halloween na sua empresa.

Para atrair clientes para dentro de uma loja de rua, por exemplo, você pode contratar um ator ou fantasiar um funcionário mais desinibido para perambular pela fachada do estabelecimento segurando um cartaz impresso com informações de descontos ou vendas de produtos especiais.

Só cuidado para não assustar demais seus clientes. O objetivo é apenas aguçar sua curiosidade e envolvê-lo neste clima de Dia das Bruxas.

 

Impresso para o Halloween #03: Aviso de porta

Hotéis, pousadas e resorts utilizam muito os avisos de porta convencionais.

Neste mês, a curiosidade aumenta se você complementar a decoração dos corredores e ambientes com avisos de porta relacionados ao Dia das Bruxas.

 

Impresso para o Halloween #04: Jogo americano

Redes de fast food e restaurantes também aproveitam o Halloween para destacar promoções e lançar drinks exóticos nos impressos de jogo americano (papel bandeja).

Internamente, também pode ser outro impresso para apoiar sua campanha se a sua empresa tiver um restaurante.

 

Impresso para o Halloween #05: Pocket Magazine

O Dia das Bruxas sempre surpreende com decorações exóticas e curiosas. Você pode se inspirar nos elementos usados para mudar um pouco a cara do seu boletim de comunicação interna também.

Já pensou em fazer uma pocket magazine temática, juntando esse folclore da data com as informações que os colaboradores e profissionais da empresa precisam receber?

A impressão de revistas de bolso é utilizada também para divulgar produtos, serviços e reportagens relevantes a clientes específicos.

A Gráfica Online Eskenazi imprime com qualidade todos estes produtos gráficos. Faça um orçamento online e deixe a criatividade das suas artes enfeitiçar seus clientes no próximo Dia das Bruxas.

 


Curiosidades e mais informações sobre o Dia das Bruxas:

A comemoração surgiu em 1745 e seu nome deriva do termo escocês Allhallow-eve, que traduz-se no bom e velho português como “Véspera do Dia de Todos os Santos”.

A festa do Halloween antecede também o Dia dos Finados e desembarcou nos Estados Unidos nas bagagens dos irlandeses.

Depois do Dia das Crianças, é o momento mais aguardado do ano pelo público infantil.

As crianças norte-americanas fantasiam-se e saem pela vizinhança anunciando o “gostosuras ou travessuras” (tricks or treats) em troca de balas e chocolates.

No Brasil, a proporção é menor, porém, acontece também em algumas regiões e condomínios.