Especialista aponta 5 estratégias de marketing para aumentar as vendas em 2018

Todo empreendedor conhece a importância do marketing para o crescimento dos negócios. Em termos gerais, marketing é o conjunto de métodos e técnicas utilizados para alavancar as vendas, a marca ou os próprios resultados de um empreendimento. Sem desenvolver boas estratégias de marketing, não há expectativas de crescimento, segundo Roberto Eskenazi, sócio da Gráfica Eskenazi.

A crise econômica enfrentada pelos brasileiros nos últimos anos criou dois cenários que tornam ainda mais necessário o investimento em um modelo de marketing mais eficaz. Por um lado, o crescimento no número de desempregados fez crescer o número de empreendedores por necessidade. Segundo pesquisa do Sebrae, mais de 11 milhões de empresas foram criadas desde 2014 por pessoas que perderam seus empregos.

Por outro lado, a crise econômica tornou o mundo dos negócios um ambiente ainda mais concorrido, onde cada detalhe pode ser a diferença entre o fracasso e sucesso. Agora que a economia começa a demonstrar os primeiros sinais de melhora e o mercado já enxerga o futuro com mais otimismo, é o momento certo para investir no desenvolvimento de estratégias de marketing melhores e mais aprimoradas.

1) Planeje-se: organização faz toda diferença

Embora pareça óbvio, muitos empreendedores pecam ao não se planejarem a curto, médio e longo prazo. A falta de organização torna-se, então, uma contínua perda de oportunidades. Sem objetivos bem traçados, um empreendedor pode acabar agindo por impulso e fazendo uma péssima gestão dos recursos. Ainda que bem intencionada, uma ação desse tipo é capaz de produzir apenas resultados catastróficos para as vendas.

2) Mostre o que há de novo: chega de mais do mesmo

Conhecer profundamente o próprio negócio é obrigatório. Para enfrentar a concorrência e maximizar as chances de negócio, o empreendedor precisa identificar qual é o seu diferencial competitivo e focar nele as suas estratégias de marketing. Ainda que o empreendimento esteja inserido em um segmento muito competitivo, o enfoque no diferencial delimita com mais eficiência o público-alvo, vende mais e, consequentemente, melhora o relacionamento com o cliente.

3) Conheça o cliente: ofereça o que ele precisa

Entender as demandas do público-alvo é fundamental para criar necessidades de consumo. O marketing, quando bem construído nesse sentido, cria e consolida uma relação de identificação entre o cliente e o produto ou serviço oferecido. O empreendedor precisa ter bem esclarecidas as prioridades do seu público e estar sempre disposto a ouvi-lo, porque a melhor ferramenta de marketing possível sempre foi e ainda é um cliente satisfeito.

4) Amplie a visão: esteja atento ao momento de expandir

A expansão dos negócios é o alvo para grande parte dos empreendedores. A ideia de ampliar espaços físicos, buscar novos públicos e aumentar o alcance é tentadora, mas deve sempre ser pensada com muita cautela. Altos investimentos oferecem mais riscos e, portanto, podem deteriorar as margens de lucro caso não deixem os clientes mais satisfeitos. O empreendedor precisa ter em mente que o crescimento só é saudável e positivo para os resultados quando acompanhado por uma consolidação proporcional dos negócios.

5) Confie na tradição: aprenda com os acertos

Embora o desenvolvimento dos meios digitais esteja cada vez mais rápido e abrangente, algumas estratégias de marketing carregam em si o legado de tradições que sempre deram certo. É o caso do marketing impresso. Folhetos distribuídos em praça pública, por exemplo, chegam a públicos que poderiam não ser alcançados pelos meios mais modernos. Um cartão de visita no momento apropriado surte muito mais efeitos que um e-mail de mala direta. Apostar em estratégias já consolidadas é sempre uma boa ideia.

Muitas vezes o que falta para um cliente tomar a decisão de comprar um determinado produto ou serviço é algo simples como ter em mãos um anúncio tangível em material impresso. Desde que seja feito com qualidade, o marketing impresso passa credibilidade e é um fator determinante para atrair o público“, comenta Roberto Eskenazi, sócio da Gráfica Eskenazi.

Onde imprimir seu material de papelaria?

Com loja física gráfica em São Paulo e abrangência em todo o território nacional por meio da loja online, a Gráfica Eskenazi está há 60 anos no mercado, com parque gráfico próprio e entrega gratuita em todo o país. Conheça mais sobre os serviços oferecidos pela Gráfica Eskenazi pelo telefone 0800 772 1818 ou pelo site https://www.LojaGraficaEskenazi.com.br/