Saiba o que é gramatura e aprenda como selecionar a mais apropriada para a impressão de seu folheto ou demais impressos

Gramatura, literalmente, é o peso em gramas medido por um metro quadrado de papel, por isso sempre especifica-se: (g/m²). Essa medida é de suma importância e deve sempre ser observada, pois é ela quem garante a qualidade do papel que será utilizado na impressão de folheto, folders ou de outros impressos. Quanto maior o valor da g/m², mais pesado e de maior qualidade será o papel. A seguir, a Loja Gráfica Eskenazi desenvolveu algumas dicas para ajudá-lo a compreender o significado e importância da gramatura do papel para impressão de folheto, flyers e outros impressos.

  • De 75g até 90g: Usado geralmente para papéis timbrado, receituário e também nas impressoras domésticas.
  • De 90g de 115g: é a medida do papel utilizado em casa ou no escritório. É indicado para a impressão de papel timbrado, envelopes e bloco de notas.
  • 115g: usado principalmente para impressão de folhetos, cartazes, flyers.
  • 120g até 150g: Medida aplicada geralmente em impressão de folheto, panfleto, flyer, cartaz e folder.
  • De 250g a 300g: utilizado em cartão convite, postal e de visitas por serem mais pesados e resistentes.
  • De 35g a 55g: papel muito fino utilizado na impressão de jornais. A Loja Gráfica Eskenazi não trabalha com esse tipo, mas é importante saber que ele existe e sua aplicação.

Com estas dicas acima, é possível perceber a importância da gramatura aplicada em seus impressos. Visto que cada tipo de impresso necessita de uma gramatura diferente.

Mas mesmo existindo a preferência de gramatura por formato de impresso, em muitos deles, fica a escolha do usuário decidir entre a gama disponível de gramatura para seu impresso, e de acordo com sua necessidade. Ou seja, precisa da impressão de um folheto mais grosso que o convencional, basta escolher uma gramatura um pouco maior.