5 dicas para fazer um cartão de visitas mais assertivo

Na hora de se apresentar para novos clientes ou fornecedores, levar um bom cartão de visitas é uma estratégia que vai muito além de uma simples forma de registro de contatos. O cartão de visitas demonstra muito sobre a sua personalizada e sobre a marca (e profissionalismo) de sua empresa, já que ele é literalmente uma forma física da imagem que você deseja transmitir.

Atualmente, muitas pessoas têm dispensado o uso de cartões de visita por considerarem esse item obsoleto. Essa postura, no entanto, é um equívoco que não deve ser cometido no dia a dia. “Como os materiais impressos realmente se tornaram menos usados, ter um cartão de visitas consigo demonstra mais atenção e cuidado para a apresentação, o que angaria muitos pontos a favor da empresa”, afirma Marcelo Eskenazi, sócio da Gráfica Eskenazi, gráfica web to print presente no segmento há mais de 50 anos.

No entanto, é fundamental fazer uma boa peça e garantir que ela exprima realmente a ideia que você quer passar. Confira 5 dicas fundamentais para qualquer pessoa que quer fazer um cartão de visitas moderno e assertivo.

Cores

As cores utilizadas no cartão de visita devem ser sempre as mesmas da sua identidade visual. Isso porque quem o recebe precisa ter uma unidade entre o conteúdo que é visto em site e em outros materiais. Oferecer uma peça completamente diferente dá uma ideia de segmentação que não deve ser passada a clientes e parceiros.

Caso você tenha um bom leque de opções, pode ser interessante usar as cores para designar cargos ou funções. Se você tem uma agência de publicidade, por exemplo, pode fazer todos os cartões da equipe de atendimento em amarelo e os da equipe de marketing em azul. Dessa forma, qualquer pessoa que ver o cartão vai poder identificar a que grupo a pessoa pertence.

Textos

Lembre-se de que o cartão de visitas deve ser sempre sucinto e discreto. Selecione bem o que vai estar escrito dele. Normalmente, um dos lados tem somente as informações de contato e a outra fica um pouco mais livre. Na primeira, coloque nome, telefones, e-mail e cargo da pessoa. No verso, pode ser interessante colocar o slogan da sua empresa junto com o logotipo.

Caso sua marca não tenha um slogan, tenha cuidado na hora de inserir frases. Lembre-se de que, muitas vezes, as pessoas não terão outras informações suas e, por isso, a frase deve falar por si mesma. Se não conseguir encontrar um conteúdo assim, priorize o logo e deixa de lado o texto.

Imagens

Logotipos com textos não costumam ficar bons em cartões de visitas, já que o tamanho reduzido nem sempre permite a leitura. Se você tiver uma versão simplificada, somente com o nome da marca, dê preferência a ele.

Usar imagens em cartões de visita é sempre complicado, mas pode ser uma excelente sacada se feito de forma adequada. Ilustrações discretas e sutis são sempre a melhor opção, porque não deixam o cartão poluído. Se você optar por algo assim, a dica é deixar sempre os contornos ou pedaços da imagem em relevo ou com verniz para arrematar o acabamento.

Design

Com a web to print, é muito fácil personalizar um cartão de visitas e deixá-lo da forma como você quer. Como os templates já são feitos para receber o material que você quer inserir, o processo é rápido e simples. Também extinguem-se as chances de distorção, já que as medidas e possibilidades do template são sempre definidos previamente para facilitar para você.
Além disso, você pode escolher o papel mais adequado para a impressão, o que garante mais confiabilidade na qualidade do item do que a escolha padrão.

Tecnologia

O cartão de visitas também pode ser um bom local para inovar e ganhar destaque junto aos clientes. Inserir um QR Code que redirecione para o portfólio ou site da empresa é uma boa pedida, demonstrando atenção e modernidade ao mesmo tempo. Também é possível inseri-lo de forma a conter todas as informações de contato e fazer com que elas sejam inseridas diretamente na lista de contatos do celular da pessoa que o recebe.

Saiba mais

A Gráfica Eskenazi está há mais de 50 anos no mercado e, atualmente, destaca-se no segmento de Grafica Online . Para saber mais, visite o site da empresa: www.LojaGraficaEskenazi.com.br