Novidades em produtos gráficos revolucionam setor no Brasil
Setor aposta em inovação para conquistar cada vez mais clientes

Se você procurar por impressão online, gráficas online ou Web to Print (W2P) , verá que o mercado está aquecido. Pesquisas apontam que em 2006, 246 gráficas digitais estavam registradas no estado de São Paulo. Em 2010, o número já havia subido para 364, fazendo com que o setor empregasse mais de 30 mil pessoas. Estima-se que, hoje, existam muito mais gráficas online registradas no estado, principalmente pela mudança radical dos hábitos de consumo, impulsionados pelo estreitamento de relacionamento do consumidor com as empresas.

As gráficas online automatizam seus serviços e operam 100% na internet. Geralmente, sua interface para o consumidor é por meio de um site e-commerce, com chat, telefone para contato e uma plataforma intuitiva.

Focamos na agilidade da impressão e entrega gratuita para todo o Brasil“, conta Roberto Eskenazi, sócio da Gráfica Eskenazi. A empresa consolidou-se há 50 anos no país e, recentemente, abriu uma plataforma para atender online e quebrar barreiras geográficas.

Disponibilizamos no site cartões de visita, flyers, folhetos ou panfletos, folders, impressão de revistas, impressão de livros, impressão de apostilas e muitos outros materiais. Assessoramos o consumidor em todo o processo de compra, ajudando até mesmo com a checagem da arte e seus padrões técnicos“, diz o outro sócio, Marcelo Eskenazi. “Assim, estamos fazendo parte dessa mudança de conceito do mercado gráfico brasileiro“, completa.

Conheça as vantagens das W2P

W2P ou Web to Print é o conceito de gráfica online, ou seja, o consumidor envia a arte pela internet para a gráfica. Essa executa o serviço e envia o material para onde quer que esse consumidor esteja.

Segundo Eskenazi, as gráficas tradicionais (físicas) recusam bastante demanda por causa da pequena quantidade, o que torna a impressão cara. Nas gráficas online isso não acontece. Por atenderem uma quantidade maior de clientes (muitas vezes em outras cidades ou até países), conseguem viabilizar a impressão até mesmo de poucas unidades de um mesmo impresso.

Há ainda um mix maior de produtos gráficos que essa gráficas conseguem atender, graças à terceirização e parcerias fechadas com outras empresas, como canetas, canecas e diversos tipos diferentes de impressos.

Para o consumidor final, a redução de tempo e de custo, mantendo a qualidade de impressão são as principais vantagens de contratar uma gráfica online.

Aos que nunca trabalharam com essa modalidade, a Gráfica Eskenazi envia um Kit de Amostras para que conheçam a qualidade do papel, das cores e da impressão. Assim, após receberam gratuitamente o kit com cartões de visitas, flyers, panfletos e outros materiais, podem fechar seus pedidos tranquilamente. “Focamos bastante no atendimento personalizado. Criamos um canal 0800 para atender ao Brasil inteiro e orientar o consumidor no processo de compra“, explica Roberto Eskenazi.

Os principais produtos gráficos para marketing promocional

Marketing promocional engloba um conjunto de ações que atingem o consumidor diretamente, seja no ponto de venda ou em uma campanha efetiva realizada em feiras ou eventos.

Diversos produtos podem ser utilizados nas ações de marketing promocional. Entre eles, talvez o flyer seja o principal. Flyer é um panfleto com informações e fotos com o intuito de divulgar melhor um produto ou serviço. Geralmente, o flyer é pensado para distribuição em massa e, por isso, deve ser impresso em grandes quantidades.

Outra opção de impresso é o folheto ou folder. Ele é maior do que o flyer e traz mais informações. Pode ter dobras e servir como demonstrador de produtos ou serviços ou de ações específicas. Muitas empresas usam folder como mini catálogos.

Catálogos podem ser feitos em formato de revistas e levam todos os produtos ou serviços da empresa, com contatos e muitas informações sobre cada um.

Por fim, o cartão de visita é mais um impresso fundamental para ações de marketing. Ele pode ser distribuído tanto para o consumidor final quanto para fornecedores e possíveis parceiros. O cartão de visitas deve mostrar todos os contatos do profissional e da empresa. E, por ter boa gramatura e caber na carteira, é um material duradouro que deve acompanhar o profissional todos os dias.