A impressão em offset:

Desde meados do século XX a impressão offset é o método mais utilizado pela indústria gráfica. O termo “offset” significa fora do lugar, afinal, esta impressão se trata de um sistema indireto. Onde os dados são gravados ao substrato por intermédio de cilindros de borracha, este processo nada mais é do que uma modernização da litografia.

O processo offset utiliza matrizes criadas com chapas de alumínio que servem de meio de gravação e, ao mesmo tempo, como método de transferência da imagem para o papel. Estas chapas são aplicadas de maneira rotativa, para evitar que estas chapas se desgastem muito rápido (devido ao atrito do alumínio com o papel, que são duas superfícies porosas). Para isso são utilizados cilindros (geralmente de borracha) para fazer a passagem da tinta para o papel, ao invés de aplicar diretamente pela chapa de alumínio.

Para manter ainda mais fiel a impressão, um piloto é impresso em uma plotter para acompanhamento durante a produção, principalmente para não ter diferença de cores com o produto final. Com este impresso, o processo passa a ser mais seguro com um acompanhamento que garante a qualidade dos impressos. Nem todas as gráficas realizam esta prática para garantir a qualidade de seus impressos. Mas isso é algo que a Loja Gráfica Eskenazi faz questão de enaltecer, pois é uma prática saudável e extremamente profissional.

Confira agora um vídeo da Loja Gráfica Eskenazi ilustrando o processo de impressão da plotter:

Esta matriz onde a imagem foi gravada permanece umedecida e recebe a aplicação de tinta. Como este é um sistema de repulsão, as regiões protegidas pela luz (parte impressa) passam por um processo químico que retém a tinta, enquanto as demais áreas (sem impressão) retém água.

Existe depois um segundo cilindro (este de borracha), conhecido como blanqueta, responsável pela transmissão dos dados gravados da matriz para o papel.

Durante este processo temos a presença de um terceiro cilindro, conhecido como cilindro impressor. Sua função é pressionar o papel para que este fique em contato direto com a blanqueta, evitando possíveis problemas durante a impressão, como borrões, excesso e falta de tinta em certos pontos da impressão. Ele acaba sendo muito importante para a uniformidade da impressão.

Ao encostar na chapa, a blanqueta absorve a tinta excedente e transfere apenas a quantidade necessária. Mas não temos apenas este problema de segurança que pode ocasionar perdas e gastos na impressão offset, também contamos com o problema da decalcagem, onde a tinta pode enrugar ou atravessar o papel. A decalcagem também ocorre quando os impressos são transportados antes da secagem, uma prática que deve ser evitada pelas gráficas a qualquer custo.

Confira agora um exemplo ilustrado deste processo:

Impressão em Offset.
Impressão em Offset.

A impressão digital:

A impressão digital se trata da impressão de documentos a partir de um computador ligado direto à impressora, ou seja, sem a interferência de matrizes, chapas, cilindros, etc…

A transferência da tinta para o papel por uma impressora digital pode ocorrer de diversas maneiras, seja jato de tinta, laser e até mesmo por descargas elétricas.

Impressão Digital.
Impressão Digital.

Conclusão – Offset vs Digital:

Traçando uma sucinta comparação entre offset e digital, podemos enaltecer que a principal vantagem da impressão digital se dá pela possibilidade de aplicação de dados variados, agilidade no processo de criação / impressão e o modelo de aprovação geralmente poderá ser impresso 100% igual a produção final e sem grandes gastos. Este tipo de impressão costuma ser voltado para baixas quantidades de produtos impressos, possui custo unitário alto, existe uma alta dependência de assistência técnica especializada e alto custo para acabamentos especiais.

Já a impressão offset é considerada uma das formas mais eficientes de impressão. Sendo altamente recomendado para imprimir flyers, folheto, cartazes, etc… Possuindo rapidez para médios e grandes portes de impressão, além de imprimir flyers e outros impressos em todas as gramaturas e tipos de papéis, e até mesmo (em raros casos) de alguns polímeros. As máquinas mais avançadas permitem uma imagem muito fidedigna do original, possibilitando variedade de formatos, cores e até mesmo aromas.

Para você ter maior noção sobre a velocidade de impressão de uma impressora offset, mostraremos um vídeo agora de uma peça sendo impressa aqui na Loja Gráfica Eskenazi: